Publicidade

cotidiano

Mudança no clima: veja quando a chuva pode chegar a São Carlos

Dias mais secos e com temperaturas baixas exigem cuidados especiais com a saúde

| ACidadeON/São Carlos -

Chuva derruba temperatura em São Carlos. Foto: Thayná Cunha/acidade on

A chegada do mês de maio trouxe consigo a expectativa de uma mudança climática para o país, com uma mistura entre calor, ar seco, frio e chuva no Estado de São Paulo. Em São Carlos (SP), a previsão é de mudança brusca no clima a partir desta quarta-feira (4). 

Segundo a Climatempo, uma nova frente fria que avançou ao largo da costa do Estado na segunda-feira está mudando as condições do tempo em parte de São Paulo, e por isso, a semana será marcada por grandes viradas no tempo e até uma nova queda de temperatura no final de semana. 

A tendência também inclui a capital do clima, que nesta terça-feira (3) ainda vive um clima mais nublado e de tempo abafado, com temperatura máxima prevista de 31ºC e sem chuva, mas deve ter uma mudança a partir de amanhã, quando a chuva finalmente deve chegar. 

O dia deve continuar nublado e o sol pode chegar a aparecer no período da manhã, mas os 15 milímetros previstos de chuva chegam a qualquer hora do dia. A umidade do ar continua em indicadores preocupantes, abaixo de 43%, enquanto a temperatura mínima cai para 14ºC e a máxima vai para 24ºC. 

Na quinta-feira (5), mais queda de temperatura. A mínima prevista é de 10ºC, e se atingida, pode ser uma das mais baixas do ano na cidade até o momento. A partir daí, no entanto, não há mais previsão de chuva, apenas de temperaturas baixas e tempo muito abafado. 

Apenas na próxima semana, em 10 de maio, há previsão de chuva para a cidade, com a temperatura mínima permanecendo abaixo da média e o tempo abafado predominando. O clima também é propício para gripes, resfriados e crises alérgicas que devem intensificar o atendimento médico e os cuidados com a saúde. 

No Estado
Na quarta-feira, uma nova frente fria se forma e avança para São Paulo. Este sistema já vai deixar o tempo instável e com temperaturas mais baixas. O dia ainda deve começar abafado em muitas áreas, mas a partir da tarde as temperaturas começam a cair. O dia já vai terminar até com sensação de frio em algumas cidades.

Será um dia com mais nebulosidade e com pancadas de chuva em vários momentos. As pancadas mais intensas são previstas principalmente no interior. Entre quarta e quinta-feira o vento vai ser destaque em São Paulo. As rajadas de vento podem superar os 60km/h na capital.

A partir de quinta, a chuva se afasta e o ar seco volta a ganhar força. Por influência do ciclone que atua na costa do Sul do Brasil, algumas rajadas de vento podem acontecer pelo estado de São Paulo. No entanto, mesmo com a presença do sol, a tendência é de dias mais frios, tanto durante as noites e madrugadas, quanto durante as tardes.

Mais notícias


Publicidade