Publicidade

cotidiano

Psicanálise de rua retoma atendimentos presenciais em São Carlos

Equipes estarão todos os sábados, das 11h às 14h, na baixada do Mercado Municipal para oferecer sessões gratuitas de terapia

| ACidadeON/São Carlos -

Projeto Psicanálise de Rua, em São Carlos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após dois anos de atendimento online, o projeto Psicanálise de Rua retorna na famosa baixada do Mercado Municipal, em São Carlos, nas tardes de sábado. Todas as pessoas podem participar gratuitamente. 

Duas cadeiras, um espaço aberto e muita paz. O projeto começou em 2019 e utilizava os espaços vagos da baixada para oferecer sessões de terapia ao ar livre aos que precisassem. Com a pandemia de Covid-19, o presencial foi transformado em online. 

"Durante a pandemia a gente fez o atendimento online, mas tem algumas restrições de atendimento. Na praça a gente tinha mais procura do que o online, apesar da comodidade, curiosamente. Esperamos retomar agora o presencial com a mesma força que tínhamos antes da pandemia", comentou Marcos Arenales, psicanalista e criador do projeto.

Com a retomada tão esperada, Marcos e outros voluntários esperam atender mais gente e continuar ajudando a população que carece de atendimento psicológico. Segundo Arenales, diferentes tipos de problemas são "tratados" no local. 

"Já aconteceu de uma pessoa estar em crise de ansiedade tão grande que quase não conseguia falar, chorava muito, e a gente encaminha que vá procurar um psiquiatra, mas essas são situações mais raras. Normalmente, as pessoas que nos procuram são perdas em geral, que pode ser perda de alguém da família, perda de emprego, perda de um relacionamento, ou crise em relacionamento", explicou. 

As sessões são realizadas, a partir de agora, todos os sábados, das 11h às 14h. Os interessados devem ir até o local, que fica em frente ao ponto de ônibus da Rua Dona Alexandrina, e solicitar o atendimento.

Mais notícias


Publicidade