Publicidade

cotidiano

Clube de Ciências no CDCC reúne estudantes da rede pública

Iniciativa é ligada ao Espaço Interativo de Ciências (EIC) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP)

| ACidadeON/São Carlos -

Encontro do Clube de Ciências do EIC nas dependências do CDCC. Foto: Divulgação/CDCC

O Espaço Interativo de Ciências do Instituto de Física de São Carlos (EIC/IFSC) está realizando um Clube de Ciências com alunos da rede pública dos ensinos fundamental e médio no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP). Neste ano, o tema abordado é "Mudanças Climáticas".

Foram oferecidas 25 vagas, destinadas aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e séries iniciais do Ensino Médio das escolas públicas de São Carlos. As turmas foram formadas entre março e abril, e os encontros acontecem uma vez por semana, até junho.

Os objetivos principais do Clube são estimular os alunos para temas da Ciência e despertar a vocação para carreiras científicas por meio da participação em atividades diversificadas, como experimentações, demonstrações públicas, teatralização de temas, leituras e discussões dirigidas.

As atividades do clube são ministradas por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (USP/São Carlos), com supervisão da Educadora e Professoras ligadas ao EIC, e acontecem nos espaços do EIC e do CDCC, com a utilização de recursos didáticos e infraestrutura de ambos locais.

Gabriela Maia, de 15 anos, participou dos três encontros que já aconteceram e disse estar aprendendo coisas diferentes do que viu na escola, além de aprofundar outras. Ela diz gostar da "área da natureza", e conheceu o curso por intermédio da irmã, que participou de uma edição anterior do Clube.

Assim como Gabriela, Juliano Olivato, de 16 anos, também demonstrou estar satisfeito com o conteúdo apresentado e um dos pontos de maior interesse abordados até agora, em sua opinião, foi o efeito estufa.

Sobre o EIC
O Espaço Interativo de Ciências funciona num prédio histórico, no centro de São Carlos, localizado ao lado do prédio do CDCC. Sua atividade é dedicada à educação e à divulgação científica.

É ligado ao Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), por meio do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar/CEPID-FAPESP), um centro multidisciplinar de pesquisa, inovação e difusão.

Mais notícias


Publicidade