Publicidade

cotidiano

Covid-19: Tratamento da USP São Carlos recupera olfato e paladar

Estudo de caso clínico de recuperação total foi publicado na revista científica 'Journal of Biophotonics' e contou com a participação de, pelo menos, oito pesquisadores

| ACidadeON/São Carlos -

Laser desenvolvido pela USP ajuda a recuperar olfato e paladar de pessoas que tiveram Covid-19. Foto: Reprodução/EPTV

Um tratamento com laser desenvolvido pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP), está ajudando infectados a recuperar totalmente as sequelas relativas à perda de olfato e de paladar em pessoas que tiveram Covid-19.

O estudo de caso clínico de um desses casos, de uma mulher de 34 anos, foi publicado na revista científica 'Journal of Biophotonics' e contou com a participação de, pelo menos, oito pesquisadores.

O tratamento utiliza um equipamento com base em luz nas faixas do vermelho e infravermelho, desenvolvido pelo Grupo de Óptica do IFSC/USP. De acordo com os pesquisadores, isso é possível porque o laser tem propriedades que ajudam a regenerar as células afetadas pelo coronavírus.

"O laser tem as propriedades de modulação inflamatória, é cicatrizante da pele e de tecido nervoso, tem efeito analgésico e promove aumento da circulação periférica, tudo isso leva a recuperação dos pacientes que têm alteração de olfato e paladar", explicou o pesquisador do IFSC Vitor Panhoca. 

Laser desenvolvido pela USP ajuda a recuperar olfato e paladar de pessoas que tiveram Covid-19. Foto: Reprodução/EPTV
Como é o tratamento
Após contrair Covid-19 em outubro de 2020, a mulher do estudo perdeu o olfato e o paladar. No primeiro mês de 2022, foi iniciado o tratamento, com 10 sessões da aplicação de laser, divididas entre três vezes por semana, o que totalizou 40 dias de tratamento.

De acordo com as pesquisadoras Viviane Brocca de Souza e Laís Tatiane Ferreira, na primeira consulta a paciente disse que não tinha melhora do quadro de alteração de olfato e paladar durante os meses posteriores à infecção por Covid-19, mas após as sessões de laser, o olfato e o paladar voltaram totalmente ao normal.

O laser foi aplicado de forma intranasal e na lateral da língua. No final dos procedimentos, a paciente relatou recuperação de 100% em ambas as disfunções, tendo readquirido totalmente sua qualidade de vida.

Anosmia
A anosmia, como é denominada a perda do olfato e do paladar, é um sintoma muito relatado por pessoas que tiveram Covid-19. Em alguns casos ela é temporária, mas há situações que se torna permanente. Oito em cada dez pacientes que passaram pela terapia recuperaram totalmente a capacidade de sentir o cheiro e o gosto.

Mais de 50 pacientes já passaram pelo tratamento gratuito na Santa Casa de São Carlos. A resposta começa entre a primeira e a terceira sessão. "A maioria dos pacientes apresentaram perda do olfato e do paladar, muitos tiveram perda total, outros tiveram apenas alteração, confusão de cheiro e sabores desagradáveis", afirmou Laís.

Mais notícias


Publicidade