Publicidade

cotidiano

Série resgata histórias de pesquisadores da USP em São Carlos

Produção tem como objetivo resgatar e preservar a história de vida de pesquisadores e celebrar o cinquentenário do instituto

| ACidadeON/São Carlos -


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. Foto: divulgação

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), de São Carlos, completou 50 anos de existência no ano passado e, para contar a história do instituto e daqueles que contribuíram para que ele se tornasse um centro de excelência em ensino e pesquisa na área das ciências exatas, está sendo veiculada a série Perfis ICMC.

A produção inclui textos e vídeos de entrevistas com pesquisadores que se tornaram referência em suas áreas. Foram veiculados quatro episódios e novas histórias serão incluídas mensalmente. Todas farão parte do livro comemorativo do cinquentenário do instituto, a ser publicado este ano.

A primeira história é a do professor Carlos Biasi, que foi professor do Departamento de Matemática do ICMC, onde atuava na área de Topologia Diferencial e Algébrica. Ele ingressou como auxiliar de ensino em 1973 e sua trajetória se confunde com a própria história do instituto.

O segundo episódio apresenta a trajetória da professora Maria das Graças Nunes. Cientista da computação, Graça estudou e lecionou por décadas navegando entre os ramos da tecnologia e da linguagem, vivenciando o futuro que sua geração imaginava.

No terceiro episódio, a série traz a trajetória do professor Hildebrando Munhoz Rodrigues. Nascido em um sítio perto de Mirassol, no noroeste do Estado de São Paulo, Hildebrando é professor e foi diretor responsável por inúmeros projetos que moldaram o ICMC como instituição.

O quarto episódio mostra um pouco da trajetória de mais uma das mentes fundadoras do instituto, professora Lourdes Onuchic. Com uma vida repleta de diferentes encontros com a educação, a professora busca sempre uma "revolução" na educação.

Assista todos no canal do ICMC-USP no Youtube (clique aqui).

Publicidade