Publicidade

cotidiano

Pesquisa da UFSCar analisa impactos ambientais causados por festas open bar

Estudo busca organizadores e frequentadores de eventos para participar da investigação por meio de um questionário online

| ACidadeON/São Carlos -

 

UFSCar realiza pesquisa sobre impactos ambientais em festas. Foto: Divulgação/UFSCar)
Uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) analisa os impactos ambientais causados pela realização de festas open bar. 

O estudo investiga os reflexos sobre o solo e o meio ambiente gerados a partir do descarte de copos plásticos, garrafas de vidros, dejetos de banheiros químicos e outros resíduos sólidos descartados durante a realização de tais eventos. 

Para isso, a pesquisa busca organizadores e frequentadores de eventos maiores de 18 anos para participar da investigação por meio da resposta a um questionário online

O intuito é identificar a percepção de organizadores e participantes sobre eventos open bar, buscando compreender se essas pessoas estão cientes sobre os impactos e se existe uma disposição e mobilização para dar preferência a festas mais sustentáveis, em que pautas ambientais façam parte da organização do evento. 

Outra preocupação do estudo se dá em relação à fiscalização dos eventos, que deve garantir que a organização respeite os incisos ambientais da legislação, porém, a investigação da pesquisa verificou que tal fiscalização não é feita de modo efetivo. 

O trabalho é desenvolvido no âmbito da política ESG, que defende boas práticas em relação ao meio ambiente, ao social e à governança de empresas, tema crescente no universo empresarial e dos investimentos, uma vez que pautas ambientais têm sido questionadas por investidores e consumidores de muitas marcas ao redor do mundo.
 
LEIA MAIS  
 
Hospital da UFSCar abre vagas para médicos em São Carlos 
 
Geneticista promove webinar para debater sobre mapeamento para saúde mental

Publicidade