Publicidade

cotidiano

Dois dias após reabertura, UTI do HU de São Carlos está em 100%

Por pressão do Ministério Público, o hospital da UFSCar reabriu 4 leitos de UTI na última segunda-feira (20) e prevê a abertura de mais 6 em 18 de julho

| ACidadeON/São Carlos -

 

HU tem UTI em 100%. (Foto: Divulgação/HU-UFSCar)
Dois dias após terem sido reabertos, os quatro leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) geral do Hospital Universitário da Federal de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh) já se encontram com 100% de ocupação.    

Desativada desde dezembro, a UTI foi reaberta após ação do Ministério Público Federal (MPF). Acordo feito na Justiça Federal prevê que seis leitos restantes sejam reabertos em julho. O hospital conta, atualmente, com 60 leitos de internação no total.
 
Os leitos reabertos já começam a absorver parte da demanda por UTI em São Carlos e região. A operação iniciou com o atendimento de dois pacientes que já estavam internados no HU. Outros dois foram transferidos via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). 

Entenda o processo de reabertura

A medida de reabertura se deu após uma ação civil movida pelo Ministério Público Federal em 20 de maio deste ano, a qual impôs que o hospital reativasse os 10 leitos de UTI aptos para operação em até 30 dias. 

Desta forma, o HU reativou quatro leitos na última segunda-feira (20) e fará a reabertura dos outros seis leitos no dia 18 de julho. 
 
VEJA TAMBÉM   

MPF ajuiza ação para que UTI do HU-UFSCar seja reativada em 30 dias  

Hospital da UFSCar abre vagas para médicos em São Carlos 

Dentre as prerrogativas afirmadas pelo MPF para justificar a ação, estão o fato de que os leitos estavam inativos devido à falta de profissionais para atuarem na unidade e a questão de que aparelhos avaliados em cerca de R$ 2,3 milhões estavam parados e sujeitos à depreciação. 

Os leitos haviam sido desativados, principalmente, pelo encerramento de contratos temporários com médicos e enfermeiros especializados na atuação em UTI e pela redução de hospitalizações devido à Covid-19.

Contratação de profissionais

A empresa estatal que administra o hospital, a rede Ebserh, havia liberado a contratação de 60 novos profissionais para a unidade, o que possibilitou a admissão de 33 profissionais recentemente, segundo a assessoria do HU. 

Além disso, outros 22 profissionais estão previstos para ingressarem na unidade em julho e mais dez médicos serão contratados por meio de um processo seletivo que já está em andamento, dos quais sete atuarão na UTI.
 
LEIA MAIS 
 
São Carlos tem 130 novos casos por Covid e 954 infecções ativas 
 
UFSCar divulga lista de convocados na 5ª chamada de ingresso

Publicidade