Publicidade

cotidiano

Varíola dos macacos: vacina chega ao Brasil em setembro, diz ministério

Ao todo, estão previstas 20 mil doses do imunizante para setembro e outras 30 mil para outubro

| ACidadeON/São Carlos -

Varíola dos macacos: vacina chega ao Brasil em setembro, diz ministério. (Foto: Divulgação/PMC)

O Ministério da Saúde informou, na última sexta-feira (29), que as primeiras vacinas contra a varíola dos macacos (Monkeypox) devem desembarcar no Brasil em dois meses, em setembro. 

Segundo o ministério, estão previstas 20 mil doses do imunizante para setembro e outras 30 mil para outubro, totalizando 50 das 100 mil doses destinadas aos países das Américas. 

O calendário inicial de vacinação prevê somente a imunização de profissionais de saúde que estão em contato frequente com as amostras recolhidas e pessoas que tiveram contato direto com doentes.  

VEJA TAMBÉM 
Ministério da Saúde confirma 1ª morte por varíola dos macacos 
Rio Claro confirma 1º caso de varíola dos macacos 

A imunização contra a doença deverá ser feita a partir da aplicação de duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. 

O ministério afirmou que a aquisição das doses será feita por meio de uma convenção com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), pois a empresa dinamarquesa que produz a vacina que será administrada no país não possui escritório ou representantes no país.

Situação epidemiológica da doença

Vale ressaltar que a região já soma quatro casos confirmados da doença, sendo que São Carlos informou duas confirmações, de um homem de 34 anos e de outro de 48 anos, enquanto Araras e Rio Claro têm um caso positivo do vírus cada. 

O Ministério da Saúde confirmou na sexta-feira (29) a primeira morte causada por varíola dos macacos no país. O óbito foi registrado em Uberlândia, Minas Gerais, se trata de um homem de 41 anos que lutava contra um um câncer e que estava imunodeprimido.
 
LEIA MAIS 
Will Smith fala pela primeira vez após tapa no Oscar 
Dica: DC Liga Super Pets é uma opção para assistir no cinema; veja trailer

Publicidade