- Publicidade -
CotidianoUSP implanta mudanças no vestibular da Fuvest; veja quais

USP implanta mudanças no vestibular da Fuvest; veja quais

Com as novas regras, em 2023 deve aumentar o número de ingressantes vindo de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI)

- Publicidade -

Vestibular da Fuvest 2023 terá alterações. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

- Publicidade -

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou três mudanças para o vestibular da Fuvest de 2023. Entre elas está a implementação de uma comissão de verificação de autodeclaração dos candidatos às vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (PPI) antes da confirmação da matrícula.

As mudanças também incluem: alterações na forma de classificação dos aprovados e a obrigatoriedade da apresentação do comprovante do esquema vacinal completo e doses de reforço para os calouros. A medida em relação à imunização já está sendo aplicada neste ano para entrada no campus.

Essas alterações valem para as 8.230 vagas oferecidas através do vestibular. Para as 2.917 vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os critérios de seleção não foram alterados. 

LEIA MAIS 

Com redução do ICMS, USP estima queda de 6,5% no orçamento 

Após corte do MEC, orçamento da UFSCar tem queda de R$ 2,3 milhões

Entenda o que muda
A partir do próximo ano, todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC). Os candidatos que, independentemente da renda, cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras também poderão concorrer às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Escola Pública (EP).

- Publicidade -

Da mesma forma, os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras, caso desejem, poderão concorrer também às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Todos os candidatos inscritos para um curso, independentemente da categoria em que se inscreveram (Ampla Concorrência, Escola Pública ou PPI) serão classificados de acordo com sua nota no vestibular. Dessa forma, serão preenchidas primeiramente as vagas para Ampla Concorrência, depois as vagas para Escola Pública, seguindo os critérios para essas vagas, e só depois as vagas para PPI.

A alteração tem o objetivo de corrigir eventuais distorções e ampliar as possibilidades dos candidatos EP e PPI já que, além das vagas reservadas para cada grupo, esses candidatos disputarão também as vagas de ampla concorrência.

Outra novidade para o próximo vestibular é a implementação de uma comissão para verificar a autodeclaração de raça do candidato PPI e identificar possíveis casos de fraude antes da confirmação da matrícula. A composição da comissão e os critérios para a verificação da autodeclaração ainda serão definidos pelo Conselho de Inclusão e Pertencimento da USP. 

VEJA TAMBÉM 

Escolas vão ajudar hospital de São Carlos com coleta de tampinhas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -