- Publicidade -
CotidianoUmidade do ar pode ficar abaixo de 20% em São Carlos

Umidade do ar pode ficar abaixo de 20% em São Carlos

Na região, o mapa da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) indica qualidade do ar de moderada a ruim; veja efeitos do tempo seco

- Publicidade -

Final de semana promete calor e tempo muito seco em São Carlos. Foto: acidade on
Famoso céu de brigadeiro também indica tempo seco em São Carlos. Foto: acidade on

A previsão do tempo segue apontando a possibilidade da umidade do ar ficar abaixo os 20% em São Carlos, o que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) pode categorizar estado de alerta. O tempo seco causa inúmeros efeitos na saúde, e para combatê-lo, é necessário reforço na hidratação. 

- Publicidade -

Nesta quarta-feira (3), o mapa da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) está indicando qualidade do ar moderada na região de Araraquara piora em relação ao dia anterior – e ruim na região de Rio Claro continuidade do mesmo apontamento de ontem-. 

No Estado, neste momento, mais de 30 estações apontam qualidade do ar moderada e três indicam qualidade ruim. Entre as que registram boa qualidade, são pouco mais de 20, o que reforça a necessidade de atenção com o baixo índice de umidade do ar.  (Entenda o que significa abaixo)

LEIA MAIS  

Após dia nublado, calor volta com força na região de São Carlos

Docente da UFSCar participa de publicação do 1º anuário de insetos 

- Publicidade -

Nos três primeiros dias de agosto, São Carlos chegou a registrar a umidade do ar em 21%, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em julho, o índice mais baixo foi de 20%, com o mais alto em 62%, dados que indicam que o tempo está ficando mais seco a cada semana.   

Entenda os cuidados 
As pessoas que mais sofrem com os problemas decorrentes da baixa umidade são as que possuem doenças respiratórias e alérgicas, já que os sintomas podem se agravar devido ao ressecamento de mucosas.

Além disso, o tempo seco também pode provocar sangramentos pelo nariz, ressecamento de pele, irritação dos olhos e eletricidade estática em pessoas e equipamentos eletrônicos. O ar seco também é propício para aumento de incêndios e queimadas. 

De acordo com a classificação da Cetesb, a qualidade moderada do ar afeta mais as pessoas de grupos sensíveis crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas, e podem provocar tosse seca e cansaço. 

Já a qualidade ruim tem potencial para atingir toda a população, que pode sofrer com tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta, e para os grupos sensíveis os efeitos da saúde podem ser mais sérios. 

Para evitar complicações, alguns cuidados devem ser tomados, entre eles:
Evitar exercício ao ar livre entre 11h e 15h;
Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins e afins;
Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol em áreas vegetadas;
Consumir água à vontade;
Usar soro fisiológico para olhos e narinas. 

VEJA TAMBÉM 

Chegada de voos internacionais ao Brasil registra recorde

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -