O interior de São Paulo entra nesta sexta-feira (27) em seu terceiro dia consecutivo de alerta para temporais com chances de provocar estragos. A chuva deve persistir até a próxima semana, quando há mais mudanças bruscas de tempo, e segue associada ao calor de 30ºC.
Segundo os meteorologistas, os temporais estão sendo provocados pela junção de quatro fatores: instabilidade, altas temperaturas, umidade do ar e formação de nuvens cumulonimbus – que precisam de uma massa de ar instável, umidade suficiente e a força fornecida pelo calor excessivo.
Sendo assim, com a previsão de hoje apontando para temperatura máxima acima de 30ºC, o alerta para temporal com potencial para causar estragos continua ativo. No Estado de São Paulo, a previsão é de até 30 mm/h ou 50 mm/dia, com ventos intensos.
A frente fria, que acabou deixando áreas de instabilidade por São Paulo, está se afastando do litoral do Espírito Santo, e segundo a Climatempo, a intensificação de uma baixa pressão atmosférica aumenta condições para chuva no país.
PREVISÃO PARA O FINAL DE SEMANA
As expectativas são boas para o último final de semana do mês de outubro, com o retorno do calor intenso, mas o tempo ainda deve seguir mais instável e com atenção para instabilidades que podem provocar nuvens carregadas.
De acordo com a Climatempo, o sábado deve começar bem nublado, mas com o sol e o vento predominante de quadrante norte, a temperatura sobe com mais facilidade e logo deve fazer calor. As temperaturas ficam entre 21ºC e 32ºC.
Para quem se pergunta sobre quando a chuva vai embora: a previsão aponta chuva e mudança brusca de tempo até o final da próxima semana, mas em volumes mais baixos que os mais recentes – com exceção de terça-feira (31), quando são esperados 25 mm.