Um aplicativo, desenvolvido por um estudante da USP de São Carlos, transforma sons em vibrações rítmicas para portadores de deficiência auditiva.
O Timbrasom, nome da plataforma, foi desenvolvido por Rafael Zinni Lopes, doutorando pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos.
Ele é capaz de traduzir as ondas sonoras em vibrações através do smartphone, como se o celular dançasse na palma da mão do usuário.
O aplicativo possui duas funções principais: a primeira é que consegue traduzir o som ambiente em vibrações. Já a segunda função permite a tradução do áudio de outros aplicativos do smartphone de forma simultânea, como YouTube e Netflix, por exemplo.
Atualmente, o Timbrasom está disponível gratuitamente para qualquer celular Android e não requer processadores fortes.
Segundo Lopes, o aplicativo está sendo refinado aos poucos, mas a tecnologia já está pronta para ser usada para traduzir sons ambientes e sons de outros aplicativos do smartphone.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.