“Nós iríamos dormir no relento. Aqui está quentinho demais e estou muito agradecido”, afirmou Matias, morador de rua que encontrou um lugar quente para poder passar a noite, em São Carlos.
Bolo, chá, alimentação completa e um lugar quente para dormir são algumas coisas que podem devolver a dignidade àqueles que nada têm e sofrem ainda mais nestes dias gélidos na cidade.
Na última noite, São Carlos registrou 9°C de mínima; hoje, a condição tende a ser mais fria. O vento cortante reduz ainda mais a sensação térmica nas ruas.
O trabalho é em várias mãos, muitas delas são de voluntários. A parceria entre a Paróquia São Francisco de Assis, Prefeitura de São Carlos e o voluntariado dão acolhida no Ginásio do Pacaembu.
Lá, além de um local quente e alimentação, os assistidos recebem roupas limpas, cobertor, toalha, sabonete, escova e pasta de dente.
Quem necessita só precisa ir até o local. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realiza a busca ativa nas ruas. As vagas são limitadas a 50 no ginásio, mas se alguém aparecer há um esforço de acolhida, de acordo com o padre João Victor Bulle.
“Nós oferecemos alimentação, como café da manhã, almoço, café da tarde, janta e café da noite. A permanência é ininterrupta”, explica.
A iniciativa começou em 2019, e desde então, a voluntária Eva Aparecida Paulisso participa da ação. Antes, há 15 anos, foi integrante da Pastoral da Rua.
“O que mais me chocou no primeiro contato que eu tive com os irmãos de rua foi quando eu encontrei um deles na Praça do Mercadão tremendo e eu achei que era de frio. Ele me falou que tremia de fome. Isso me chocou, me comoveu e pensei: ‘Não posso parar’”, relata.
As refeições no abrigo são por conta da dona Eva. Da sopa consistente e com o cheiro tão bom vem o aconchego, que chega como um abraço de mãe os mais necessitados.
“Eu ir dormir na rua e o albergue está lotado. O trabalho deles é excelente”, conta Elder, um dos assistidos.
“Toda pessoa tem direito a um lugar para dormir, à alimentação. Se nós pudermos preservar, resgatar a dignidade ou pelo menos garantir a vida, evitando que eles morram [de frio], nós vamos nos esforçar por isso”, completa o padre.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.