Uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Araras para agilizar o agendamento de mamografias está facilitando a vida de mulheres que precisam dos exames. Desde que o novo sistema foi criado, a taxa se ausência em exames caiu de 35% para 3,5%.
No município são realizadas em média 300 mamografias por mês, mais de 3 mil por ano. Segundo Mirela Boscato, chefe de divisão do setor de mamografia, a logística de marcações presenciais era demorada e impactava na desistência dos exames.
“Antigamente a gente usava o serviço via malote, a paciente chegava ao posto, o pedido (do exame) vinha para nós, havia uma demora até o agendamento voltar para a unidade. Quando íamos buscar a paciente para fazer o exame, muitas vezes não encontrávamos porque a paciente já estava com o cadastro desatualizado”, explicou.
LEIA MAIS
São Carlos recebe primeira etapa do Censo 2022 do IBGE
Itirapina oferece curso de manutenção de instalações elétricas
Com o “Tele Mama”, as coisas ficarem mais fáceis: a paciente pega o pedido na unidade e faz a marcação pelo WhatsApp, dando a possibilidade de também escolher o dia e o horário do exame de acordo com a disponibilidade da agenda de cada uma.
Agendamento
Para fazer o agendamento, a paciente deve enviar uma foto pelo WhatsApp do documento de identificação e o pedido do médico, que é válido por 30 dias. O número para o agendamento do Tele Mama é (19) 3542-1083.
“Ela tem que mandar no WhatsApp nesse prazo e a gente vai realizar o agendamento dela e devolver em uma filipeta, com o número, local, e o horário, que ela tem que levar no dia do exame”, disse Mirela.
Os resultados são lançados nas plataformas do Ministério da Saúde para que o município tenha um indicativo e controle da patologia. Os exames que não apresentam alteração são direcionados às unidades de saúde do município.
VEJA TAMBÉM