Três artigos científicos produzidos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão entre os mais baixados de um periódico que trata de ciência de materiais vítreos e amorfos. Um deles está também entre os mais citados do ano passado.
Os artigos foram redigidos pelo Centro de Pesquisa, Tecnologia e Ensino em Materiais Vítreos (Certev).
Um dos textos, “Updated definition of glass-ceramics” (“Definição atualizada de vitrocerâmica”, numa tradução livre), foi o mais baixado no ano passado. Segundo a universidade, ele está entre os 10 mais acessados no último ano, figura como o mais baixado desde o início da trajetória do periódico, em 1968 (com mais de 27 mil artigos publicados desde então). Dentre os seus autores está Edgar Dutra Zanotto, coordenador do Certev e Professor Sênior no Departamento de Engenharia de Materiais (Dema) da UFSCar. O artigo também figura como segundo mais citado em 2020.
Outro texto em destaque entre os 10 mais baixados em 2020, “The glassy state of matter: Its definition and ultimate fate”, de 2017, também tem Zanotto como um de dois autores. Dentre os 10, o texto figura como o segundo mais baixado desde a criação do periódico.
Enquanto essas duas publicações inserem-se em uma perspectiva teórica, de definições sobre a própria natureza de materiais vítreos e vitrocerâmicos, o terceiro artigo do Certev em destaque trata de uma inovação tecnológica, o Biossilicato, uma vitrocerâmica bioativa.
“As estatísticas demonstram a alta visibilidade e o impacto do centro no cenário internacional de pesquisa em materiais vítreos”, celebra Zanotto, que integra o corpo de editores da publicação.
O Certev, criado em 2013, é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) e nasceu da experiência acumulada no Laboratório de Materiais Vítreos desde o final da década de 1970 e reúne, hoje, também pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (Eesc-USP); do Instituto de Física de São Carlos, também da USP (IFSC-USP); e do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara.