A partir desta segunda-feira (4), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de São Carlos (SP) vão passar atender a demanda espontânea, ou seja, todos os tipos de atendimento necessário, seja devido a alguma patologia ou queixa a ser solucionada.
A decisão da Secretaria Municipal de Saúde definiu que esse acolhimento será oferecido na atenção básica de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, em todas as 28 unidades de saúde.
Nas cinco unidades referenciadas referenciadas para atender síndrome gripal – UBSs Maria Stella Fagá, Santa Felícia, Cidade Aracy, Botafogo e Azulvile -, também haverá atendimento de demanda espontânea de baixa complexidade, das 7h30 às 16h.
A expectativa da pasta é reduzir a demanda das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que atende cerca de 400 pacientes de baixa complexidade em cada unidade. Segundo a Saúde, 90% dos casos podem ser resolvidos com a atenção básica.
“As UPAS trabalham com 3 médicos por plantão, porém em alguns dias da semana, principalmente as segundas e terças-feiras, atendemos 400 pacientes em cada unidade, a maioria casos de baixa complexidade. A utilização inapropriada da urgência como porta de entrada para o sistema de saúde sobrecarrega o serviço, causando superlotação e, consequentemente, impacta na qualidade dos da assistência prestada”, ressalta a diretora do departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar, Lindiamara Soares.
Os casos de urgência e emergência devem continuar sendo direcionados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) da Vila Prado, Santa Felícia e do Cidade Aracy.