- Publicidade -
CotidianoBanco de Sangue cria ferramenta para divulgar o estoque semanalmente

Banco de Sangue cria ferramenta para divulgar o estoque semanalmente

A ideia é ajudar os voluntários a se programarem para as doações e, assim, estimular novos agendamentos

- Publicidade -

Banco de Sangue cria ferramenta para divulgar o estoque semanalmente. Foto: Divulgação/ Santa Casa

 

- Publicidade -

A partir desta terça-feira (20), o Banco de Sangue vai passar a informar, uma vez por semana, nas redes sociais da Santa Casa, a situação dos estoques de cada tipo sanguíneo. O gráfico foi dividido em 4 níveis: Adequado (estoque ideal); Estável (estoque suficiente); Alerta (estoque preocupante); Crítico (estoque bem abaixo do necessário). 

Neste momento, o tipo sanguíneo que está em estado de alerta e precisa de doação é o A negativo. O estoque está 40% abaixo do nível ideal para garantir o fornecimento adequado aos pacientes.
A hematologista e responsável técnica do Banco de Sangue, Andreia Moura de Luca, explica que o objetivo da divulgação semanal é ajudar a população a acompanhar a situação do Banco de Sangue e, dessa forma, estimular as doações. 

“Queremos mostrar ao doador que já tem o hábito de doar sangue, a quantidade ideal dos estoques, para que eles consigam se programar para doação. Dessa forma, o doador, espontaneamente, vai ter conhecimento dos estoques de acordo com o seu tipo sanguíneo. Com o aumento do número de casos devido à pandemia, temos que aumentar nossos estoques. Precisamos de doadores também de plaquetas, pois esse hemocomponente tem duração de apenas 5 dias. Nossa maior preocupação é não deixar faltar sangue para nenhum paciente. Precisamos da ajuda de todos”, explica a hematologista.
Vale lembrar que desde o início da pandemia, o Banco de Sangue segue todas as regras da Associação Brasileira de Hematologia. Os procedimentos cumprem as normas de proteção e prevenção contra a COVID-19. O uso de máscara de proteção facial é obrigatório e, para evitar aglomeração, foi proibida a entrada de acompanhantes.

QUEM PODE DOAR 

REQUISITOS GERAIS
– Ter entre 18 e 69 anos;
– Ter mais de 50 Kg
– Estar em boas condições de saúde;
– O voluntário não pode fumar uma hora antes da doação e nem ingerir bebida alcoólica 24 horas antes.

- Publicidade -

PARA QUEM TEVE SINTOMAS RESPIRATÓRIOS
– Quem teve diagnóstico de COVID-19, precisa esperar 90 dias depois da cura da doença;
– Quem teve contato com alguém com suspeita ou com diagnóstico de COVID-19, tem que esperar 30 dias depois do contato com a pessoa;
– Quem está com sintomas gripais, mas ainda não foi diagnosticado, precisa esperar 30 dias, a partir do início dos sintomas.

SERVIÇO:

BANCO DE SANGUE HORÁRIOS PARA DOAÇÕES
Segunda a sexta-feira 7h30 às 12h
Terças e quintas 13h30 às 15h30
Sábados 8h às 11 h

BANCO DE SANGUE CANAIS PARA AGENDAMENTO
(16) 99104-6748 (WhatsApp) e (16) 3509-1230 (fixo)
De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -