- Publicidade -
CotidianoBanco de Sangue precisa com urgência de doações de tipos A+ e +O

Banco de Sangue precisa com urgência de doações de tipos A+ e +O

Com o agravamento da pandemia da Covid-19, as doações despencaram; veja requisitos e horários para agendamento

- Publicidade -

O analista de desenvolvimento, Fábio Santella, é doador de sangue há 17 anos Foto: Assessoria Santa Casa

- Publicidade -

Com o agravamento da pandemia de Covid-19, o Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos (SP) está com os estoques de A+ e +O+ muito abaixo do ideal e precisando urgentemente de doações. 

Neste momento, os estoques dos tipos A positivo estão 60% abaixo do ideal e os de O positivo, 40% abaixo. Segundo a hematologista e responsável técnica do Banco de Sangue, Andreia Moura de Luca, a situação é um reflexo do medo de voluntários em realizarem a doação.

“Mas é importante ressaltar que as doações continuam sendo agendadas para evitar aglomerações; que nossos profissionais usam todos os equipamentos de proteção adequados e que o nosso mobiliário é higienizado entre uma e outra doação”, explicou. 

Desde o início da pandemia, o Banco de Sangue tem seguido as regras da Associação Brasileira de Hematologia. Entre elas, está a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial e a proibição de entrada de acompanhante. 

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h, de terças e quintas, das 13h30 às 15h30, e aos sábados. das 8h às 11h.
O agendamento pode ser feito de segunda a sexta, das 8h às 15h pelo WhatsApp através do número (16) 99104-6748 ou pelo telefone fixo (16) 3509-1230. 

- Publicidade -

Veja mais notícias de São Carlos e região clicando aqui

Veja abaixo os requisitos para doação:
– Ter entre 18 e 69 anos; 
– Ter mais de 50 Kg; 
– Estar em boas condições de saúde; 
– O voluntário não pode fumar uma hora antes da doação e nem ingerir bebida alcoólica 24 horas antes.

Para quem teve sintomas respiratórios  
– Quem teve diagnóstico de Covid-19, precisa esperar 90 dias depois da cura da doença; 
– Quem teve contato com alguém com suspeita ou com diagnóstico de Covid-19, tem que esperar 30 dias depois do contato com a pessoa; 
– Quem está com sintomas gripais, mas ainda não foi diagnosticado, precisa esperar 30 dias, a partir do início dos sintomas.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -