Equipes do Corpo de Bombeiros retomaram na manhã desta terça-feira (17) os trabalhos para conter focos do incêndio que atinge uma área da Estação Experimental Ecológica em Itirapina (SP) desde a tarde de segunda-feira (16).
Segundo a Defesa Civil, o fogo começou no bairro Lagoa Dourado e se espalhou rapidamente por conta do vento. A estimativa do órgão é que 500 hectares já foram consumidos pelo incêndio. Dois cervos foram resgatados sem ferimentos.
Por causa do vento e da escuridão, o combate ao fogo precisou ser suspenso durante a noite. Segundo o subtenente dos bombeiros de Brotas Anderson Rico, o incêndio foi controlado, mas existem alguns focos.
O período de baixa umidade e a mata seca favorecem o princípio de novos incêndios, por isso, segundo o subtenente, é importante realizar o trabalho de prevenção nesta manhã.
O Corpo de Bombeiros de Brotas e caminhões-pipa de uma empresa ajudam no combate. Na segunda-feira, as equipes solicitaram apoio de helicópteros, já que a região é uma área de difícil acesso.
Em setembro do ano passado, outro incêndio também atingiu o local. Bombeiros e da Defesa Civil levaram cerca de 5 dias para conter as chamas, que devastaram uma área de 300 hectares.