A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (12) com apenas 43,3% do público-alvo imunizado em São Carlos.
A campanha teve início no mês de março para os grupos prioritários e em 15 de maio foi liberada para o público em geral, ou seja, somente com exceção àquelas com menos de seis meses de idade. Na sequência foi prorrogada mais duas vezes, mesmo assim a cobertura vacinal ainda está longe da meta que é de vacinar 90% do público-alvo.
Em São Carlos foram aplicadas 52.198 doses contra a influenza no geral. Somente os grupos prioritários receberam 27.333 doses, o que corresponde a uma cobertura de 43,3%, sendo que os idosos atingiram 45,8%, as crianças 40%, as gestantes 16,6% e as puérperas 5,9%. A cobertura vacinal do Estado de São Paulo relativo aos grupos específicos está em 43,5%.
Estão habilitadas a se vacinar todas as pessoas com seis meses ou mais de idade – crianças, adolescentes, adultos e idosos –, bastando comparecer a um local de vacinação munida de carteira de vacinação, documento com foto e CPF.
“A campanha termina dia 14, porém aqui em São Carlos como as unidades não abrem aos finais de semana, o encerramento deve ser na sexta-feira, dia 12. Com uma maior cobertura vacinal, consequentemente, conseguimos a redução nas complicações e internações causadas pela gripe. A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante o inverno”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins.
Em São Carlos, a imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), com exceção das unidades da Vila São José e do Cidade Aracy (Equipe II), que passam por reforma, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.