O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal e Prefeitura de São Carlos (SP) criou uma campanha para promover a importância da prevenção a incêndios e queimadas na região.
Com o mote Não provoque o Seu Fagulha, a campanha foi dividida em sete imagens divulgadas pelas redes sociais, com o objetivo de alertar para a importância de evitar ações que possam causar danos, entre eles deixar cigarros acesos, soltar balões e fazer fogueiras.
O material também reforça os números de telefone disponíveis para o recebimento de denúncias envolvendo a ocorrência de incêndios.
A campanha é um dos resultados da atuação dos promotores de Justiça do Meio Ambiente, Flávio Okamoto e Sérgio Domingos de Oliveira. Neste momento tramita um Procedimento Administrativo de Acompanhamento (PAA) instaurado para verificar as medidas aplicadas com o objetivo de reduzir o problema das queimadas na região.
No âmbito do PAA, foram realizadas três reuniões virtuais com a participação de diversos agentes, como Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, associações dos produtores de cana e das empresas do setor sucroalcooleiro, concessionárias de rodovias e ferrovias, entre outros colaboradores.