
A primeira prova do Enem 2022 está sendo aplicada neste domingo (13), e junto dela chega também o “show dos atrasados”. Neste ano, na Unicep de São Carlos, um candidato chegou faltando segundos para o fechamento dos portões, que aconteceu às 13h. (Veja vídeo abaixo)
Nos últimos cinco minutos, a correria e a aflição tomam conta dos candidatos e dos profissionais, geralmente professores de cursinhos e universidades, que ficam na expectativa para que nenhum estudante fique para trás.
Na universidade, por exemplo, pelo menos seis pessoas “passaram apertado” e saíram correndo para conseguir chegar a tempo em seus locais de prova, mas desta vez não houve candidatos atrasados que deram de cara com o portão fechado e foram impedidos de prestar o exame.
Leia mais
Quase 5 mil estudantes de São Carlos prestam o Enem neste domingo
Veja dicas e orientações para a realização da prova
No Estado de São Paulo mais de 500 mil estudantes se inscreveram para a prova impressa, e outras 19,8 mil vão prestar o exame em formato digital. Em São Carlos não haverá aplicação da prova digital.
A primeira prova é de Linguagens, Ciências Humanas e Redação e os candidatos têm cinco horas e meia para responder todas as questões. A prova de Ciências da Natureza e Matemática será aplicada na próxima semana, no dia 20 de novembro.
Além disso, também haverá reaplicação da prova nos dias 10 e 11 de janeiro para candidatos que estiverem com Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa que impossibilite a realização do exame. A solicitação deverá ser feita na Página do Participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação.
De acordo com o Inep, a aplicação deste ano manterá as medidas de proteção contra a Covid-19, como o distanciamento entre os candidatos nas salas de prova. No entanto, o uso de máscara depende de decretos municipais sobre a prática em locais fechados.

Veja também