- Publicidade -
CotidianoCarteirinha de identificação para pessoas com autismo continua sendo emitida em Ibaté

Carteirinha de identificação para pessoas com autismo continua sendo emitida em Ibaté

Este documento garante prioridade de atendimento em serviços públicos e privados.

- Publicidade -

Listamos cinco coisas que toda pessoa com autismo gostaria que você soubesse (Foto: Divulgação)
 (Foto: Divulgação)

 

- Publicidade -

A Secretaria de Promoção e Bem-Estar Social de Ibaté reforça que continua a emissão da carteirinha de identificação para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este documento garante prioridade de atendimento em serviços públicos e privados.

Com base na Lei Federal Romeo Mion (13.977/20) e na Lei Municipal nº 3.257, de autoria da ex-vereadora Regina Enfermeira, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é mais uma ferramenta de inclusão social, sendo válida em todo território nacional.

Adriana Adegas Martinelli, diretora do departamento da Assistência Social, orienta que há a necessidade de agendamento via telefone, aos beneficiários que desejam adquirir o documento. “O agendamento por telefone é viável por conta das restrições e medidas sanitárias. Basta ligar no número (16) 3343-3043 e solicitar um horário”, enfatizou.

“Essa carteirinha é um grande avanço para as pessoas com autismo. Antes, muitas famílias precisavam andar carregando uma pasta com vários documentos e laudos para comprovar que seu filho tinha direito a algum benefício ou prioridade”, disse Adriana.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) poderá ser solicitada pelo interessado, ou seu representante legal, na sede da Secretaria de Promoção e Bem Estar Social, localizada na Avenida São João, nº 231. (Veja a documentação necessária abaixo), e será entregue em um prazo de até 15 dias. Com o documento, essas pessoas passam a ter prioridades de atendimento em serviços públicos e privados, em especial, nas áreas de saúde, educação e assistência social.

- Publicidade -

Documentação exigida para solicitação da Carteirinha:
– Certidão de nascimento ou de casamento,
– Documento de identidade e CPF;
– Comprovante de endereço atualizado;
– Atestado médico emitido por profissional especialista em Neurologia ou
Psiquiatria do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da Rede Privada;
– Requerimento preenchido e assinado pelo interessado ou seu
representante legal (a equipe da Secretaria Municipal de Promoção e
Bem-Estar Social ajudará no preenchimento);
– 02 Fotos 3×4 recentes.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -