Os bairros Romeu Tortorelli e Santa Felícia recebem, nesta terça-feira (19), o mutirão de combate ao mosquito da dengue.
Nos trabalhos do “cata-trecho” são empregados oito caminhões, incluindo basculantes e carga seca, e uma retroescavadeira. A remoção começa pelo Romeu Tortorelli.
Na ação, os agentes de combate a endemias e servidores do Serviços Públicos, farão a vistoria de imóveis com eliminação de criadouros do Aedes aegypti e recolhimento de inservíveis encontrados nas áreas de risco. No total vão trabalhar 40 agentes no mutirão.
“Vamos recolher inservíveis que acumulam água nas residências e o que estiver nas ruas e áreas baldias, porém não vamos recolher móveis como guarda-roupas, sofás, armários, nem fogões geladeiras, sendo que esses materiais podem ser descartados nos ecopontos da cidade”, explica o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo.
De acordo com a chefe da Seção de Apoio à Vigilância em Saúde e Informação, Denise Scatolini, o trabalho começa por esses locais devido a incidência de casos.
“Solicitamos para que os moradores não joguem entulho nas áreas públicas e façam o descarte do lixo corretamente na coleta rotineira. Cada morador deve realizar sua própria vistoria pelo menos duas vezes por semana nesta época, quando a incidência da doença é maior. A eliminação dos criadouros ainda é a principal medida preventiva de combater o mosquito transmissor”, relata.
Crescente de casos
Em 2022 já foram registradas em São Carlos 653 notificações, com 236 casos positivos de dengue, sendo 215 autóctones e 21 importados, com 1 óbito registrado. Para chikungunya foram registradas 5 notificações, com 5 casos descartados. Para febre amarela foi registrada 1 notificação, com 1 caso descartado. Para zika nenhuma notificação foi registrada até agora.
“Na próxima semana vamos para outro bairro, porém ainda será definido em qual, a ideia é fazer em locais que tenham mais casos confirmados”, completou Olmo.