
Nesta terça-feira (18) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. O Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE) realiza uma programação especial para a data.
A data, instituída em 2000, teve como motivação o assassinato da pequena Araceli, que aconteceu há exatos 48 anos, em Vitória (ES). Ela foi encontrada seis dias depois de seu desaparecimento e havia sido espancada, estuprada, drogada e morte. Na ocasião, os suspeitos foram absolvidos e o crime foi arquivado.
A campanha Não Pode foi lançada às 8h30, em um evento virtual transmitido pelas mídias sociais que contou com a participação das secretárias Glaziela Solfa (SMCAS), Wanda Hoffman (SME), Ana Beatriz Sodelli (SMEIJ), da conselheira Maria Cristina Duarte Schiabel e convidados.
No evento também foi realizado um webinar com o tema Como prevenir e enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes, com a professora do departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Rachel de Faria Bruno.
Toda a programação pode ser acompanhada e revista no canal do CeFPE de São Carlos no Youtube.
Veja a programação completa:
18 de maio
10h30 e 16h – Live infantil: “Chiquinho e Mariella em: Eu Me Protejo”
Realização: Rita Cândido, produtora de conteúdo do canal Tantos Contos, Mãe; Amanda Previato, professora de educação especial e especialista em arte, educação e movimento
14h30 – Webinar sobre prevenção primária à violência
Realização: Paulo César Scanavez, juis de Direito da 1ª Vara da Família e Sucessões
26 de maio
10h – Webinar: O papel da cultura no combate à violência sexual
Realização: Carina Victoria Giacometti, psicóloga e mediadora de conflitos