São Carlos está na quinta posição da lista dos municípios paulistas onde os moradores passam mais tempo estudando.
A lista foi elaborada pelo acidade on São Carlos com base nos números do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (26).
De acordo com o órgão, em São Carlos, a média local é de 11,1 anos de estudo, o que coloca no pelotão da quinta colocação, junto com São Bernardo do Campo, Taubaté e Vinhedo.
No Estado de São Paulo, São Caetano é a cidade onde a população mais estuda, com 12,3 anos. A segunda colocada é Santos, com 11,9 anos. Na terceira posição, Santo André, com 11,3 anos.
A quarta colocação é dividida entre São José dos Campos – importante polo tecnológico paulista – Santana de Parnaíba, Jundiaí e Valinhos, todas com 11,2 anos de estudo.
¼ com ensino superior
O Censo 2022 mostra, ainda, que São Carlos conta com 24,9% da população com ensino superior completo. Isso significa que de cada 4 moradores com mais de 18 anos, 1 tem ensino superior completo.
O percentual coloca a Capital da Tecnologia fora do top 10 das cidades com mais formados no Estado. A lista é encabeçada por São Caetano do Sul, na Grande SP, onde 45,2% têm ensino superior completo; a segunda colocada é Santos, com 36,68%.
Áreas de conhecimento preferidas
Dos moradores com ensino superior, 27,4% são formados nas áreas de negócios, administração e direito; 15,91% em engenharia, produção e construção e 14,86% nas áreas de saúde e bem-estar.
O IBGE informa, ainda, que 10,69% têm formação em educação, 8,08% em ciências naturais, matemática e estatística, 6,66% em ciências, comunicação e informação e 5,56% em artes e humanidades.
*Com Sarah Belline.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.