A terça-feira (5) começou com clima mais ameno, mas ainda deve ser um dia de chuvas intensas em todo o Estado de São Paulo. Neste momento, há um alerta amarelo para perigo potencial do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em vigor.
Meteorologistas explicam que essas nuvens bastante carregadas estão sendo provocadas pela junção de calor e umidade elevada, junto a um cavado meteorológico que ajuda na formação delas.
Deste modo, o ar úmido e quente está espalhado sobre o Brasil e permite a formação de nuvens carregadas em muitos estados, de todas as regiões do país, principalmente entre os períodos da tarde e noite.
ALERTA DESTA TERÇA-FEIRA
Para hoje há um corredor de umidade e o ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste, fazendo com que as nuvens carregadas cresçam facilmente e aumentem o potencial para chuvas fortes.
Assim, o dia deve ser de sol com muitas nuvens e pancadas entre manhã e noite, intercalando com momentos de melhora e tempo mais abafado. O volume da chuva é expressivo e pode ser ainda maior que o de segunda-feira.
Neste momento, o Inmet alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Na quarta-feira (6) a previsão é de pancadas isoladas de chuva, e na quinta-feira (7) o céu fica bastante encoberto, com possibilidade de chuva a qualquer momento. Já na sexta-feira (8) tem passagem de frente fria pelo estado de São Paulo, condição que deve provocar ainda mais chuvas.
MAIS NOTÍCIAS DO CLIMA
Estado de SP terá muita chuva e primeira frente fria de dezembro nesta semana
Previsão aponta até três frentes frias e calor acima da média para dezembro