Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

População prestigia o 11º São Carlos Matsuri

Maior festival de cultura japonesa da região central do Estado de São Paulo, evento foi realizado no final de semana na Praça do Mercado Municipal

| ACidadeON/São Carlos

 

Apesar da queda brusca de temperatura a população não deixou de comparecer a 11ª edição do São Carlos Matsuri, maior festival de cultura japonesa da região central do Estado de São Paulo, realizado no sábado (19) e no domingo (20) pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória, com participação de associações nipo-brasileiras.

O público lotou a Praça Maria Apparecida Resitano, mais conhecida como Praça do Mercado Municipal, para saborear pratos tradicionais como Yakisoba, Sukiyaki, Tempura, Gyoza, Okonomiyaki, Sushi Sashimi, Temaki, entre outras delícias. Para beber um bom saquê e de sobremesa o tradicional sorvete frito, além de assistir apresentações de artes marciais, de Karaokê e de dança.

O Matsuri começou em São Carlos em 2008 e se torneou um evento tradicional com o objetivo de dar visibilidade e valorizar a presença dos japoneses na cidade, a sua importância histórica e as suas heranças culturais.

A festa começou no sábado ao meio dia. A partir das 15h30 tiveram início as apresentações culturais com a Associação São Carlos de Kendô (Artes Marciais), Karaokê ACENB, Kodomo no Kai (dança infantil e karaokê), Kenkojuku Karatê Do, O Mago dos Balões (Luciano Takeda), Kaizen Yasakoi Soron (dança) e encerramento com os Tambores Japoneses (Yanagi Taiko).

No domingo (20) quem foi almoçar na praça de alimentação do 11ª São Carlos Matsuri enfrentou fila para saborear os pratos da gastronomia japonesa, já que a maioria é preparada na hora. Por volta das 15h tiveram início às apresentações de dança tradicional (Tomo no Kai), seguindo com o JPlay Karaokê, Sanca Cosplay, dança circular (Bon Odori) e encerrando, por volta das 20h, com o Matsuri Dance (dança circular moderna).

Para o prefeito Airton Garcia que prestigiou o evento no domingo acompanhado do secretário de Esportes e Lazer, Edson Feraz e da diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Maria Isabel Alves Lima, assistindo as apresentações juntamente com o público presente, o Matsuri, assim como a Festa do Milho de Água Vermelha, já se tornou tradicional no município. "É uma festa bonita, tradicional na cidade e que atrai pessoas não só de São Carlos como de outras cidades da região. A Fundação Pró-Memória, assim como a colônia japonesa está de parabéns pela organização", agradeceu o prefeito.

Apesar de o encerramento estar marcado para 20h, as barracas de alimentação continuaram atendendo até por volta das 21h devido à quantidade de pedidos. A maioria dos comerciantes esgotaram os estoques vendendo todos os produtos.

Mais do ACidade ON