ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

Prefeitura cancela multas por falta de pagamento de Área Azul

Para secretário, população foi mal informada sobre as mudanças na Área Azul. Uma nova campanha será feita

| ACidadeON/São Carlos


 
Depois de diversas reclamações dos usuários do sistema de estacionamento rotativo em São Carlos, mais conhecido como Área Azul, a empresa Hora Park junto da Prefeitura Municipal decidiu cancelar as autuações emitidas por estacionamento irregular entre maio e junho de 2018. A multa de mais de R$ 190 e menos cinco pontos na carteira, por infração grave, revoltaram os motoristas. Eles dizem que não recebiam as notificações da área azul e que novo sistema gera dúvidas.  

O representante da empresa Hora Park, responsável pelo controla da Área Azul em São Carlos, diz que as multas serão suspensas para que, no período de um mês, uma nova campanha seja feita a fim de esclarecer os usuários acerca do sistema. "Hoje temos o pagamento do estacionamento rotativo por aplicativo no celular, no próprio parquímetro e também é possível conversar direto com alguma funcionária da empresa e tirar suas dúvidas. Além disso, se o motorista não pagar o estacionamento, ele terá 10 minutos de tolerância para receber um aviso pedindo para que ele deposite o valor de apenas R$ 0,85, o mínimo da área Azul", explica diretor da Hora Park, Adélcio Antonini.  

Antonini afirma que motoristas não têm desculpas para não pagar a área azul e que multa por estacionamento irregular não parte da empresa. "O certo é que todos sejam notificados e autuados quando desrespeitarem. Mas infelizmente, a prefeitura nunca cobrou os usuários. Eles viam isso aqui [aviso de notificação de área azul] preso no vidro do carro e apenas amaçavam e jogavam fora, como se não representasse nada. Faltou a prefeitura autuar os motoristas, o problema é que foram mal-educados", disse.    

Secretário e representante da Hora Park se pronunciaram nesta sexta-feira (29)
 
O secretário municipal de transportes e trânsito de São Carlos, Coca Ferraz, diz que não se pode questionar a importância da Área Azul. "Não se pode questionar a existência da área azul em nossa cidade. Ela é usada em todas as grandes cidades do mundo como forma de democratizar o estacionamento. São Carlos tem quase 50 empregos gerados para os funcionários da Hora Park. Neste ano de 2018, nos cinco primeiros meses, a arrecadação total da área azul foi em torno de 130 mil reais. Desse valor, 5% são pagos à Prefeitura e 3,19% é uma taxa que se paga para secretaria de transportes, para gastos pequenos. Ninguém está cometendo um atentado a economia popular, a tarifa em São Carlos é 50% menor que em Araraquara", relatou o secretário.  

Para Coca, a divulgação das informações relativas à Área Azul não foi bem aplicada. "Foram enviadas 1500 notificações informativas para os usuários, para advertir que o sistema mudou, em 4 meses de campanha forte. Menos de 5% dos usuários da área azul é que teimam em não fazer o pagamento da taxa exibida em lei. Curiosamente, desses 5%, uma parte deles é reincidente em cometer infrações de trânsito". Com essa fala, o secretário continua dizendo que mandou uma carta ao prefeito Airton Garcia informando que todas as autuações de trânsito por estacionamento irregular entre o dia 09/05 e 29/06 estarão suspensas.

Diante disso, o secretário informa que a partir da próxima semana, ma nova campanha informativa será lançada com o intuito de advertir os usuários a respeito das regras do estacionamento. Basicamente, agora é possível fazer o pagamento por meio do aplicativo de celular, por meio de moedas diretamente no parquímetro ou mesmo com cartão da Área Azul. Segundo o representante da empresa, os funcionários da Hora Park sempre estarão disponíveis para auxiliar os usuários.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook