Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

Situação precária de ponte preocupa moradores em São Carlos

Travessia de madeira na região do Sesc está deteriorando. No local, uma placa indica o risco, mas a ponte não está interditada para passagem

| ACidadeON/São Carlos

Situação precária de ponte preocupa moradores de São Carlos
Moradores de São Carlos estão preocupados com o perigo oferecido pelas pontes de madeira na marginal do Sesc. Além deles, visitantes de cidades vizinhas que querem curtir as atrações culturais no local também são obrigados a enfrentar o perigo.  

As pontes estão em más condições. Não é preciso ser um técnico ou especialista para saber que existe algo errado. "Muita coisa errada. Não dá para querer atravessar aí, não dá coragem. Como estou passeando com a minha cachorra, não sinto confiança. Tem gente que atravessa ainda, eu não tenho coragem não. A Prefeitura colocou aviso que não podia ultrapassar, mas o pessoal cortou e desrespeita", disse o analista de sistemas Marcos Tanigushi.  

A travessia fica sobre o córrego na Avenida Comendador Alfredo Maffei. A ponte tem pedaços pendurados, alguns cortes estão apodrecidos e as fitas de isolamento destacam as partes que estão faltando nas laterais. Mesmo com tanto perigo evidente, tem gente que continua atravessando ali.  

Uma das toras mais largas, que servem de sustentação, está bem comprometida. No local, uma placa indica o risco, mas a ponte não está interditada para passagem. "Está um perigo tremendo e está praticamente abandonado, faz tempo que está assim. A gente nunca sabe o que pode acontecer. Apesar de ser um rio, está cheio de pedras aqui também. É um perigo constante isso", comentou o aposentado Valdomiro Carlos.  

Alguns metros adiante, no sentido Centro, outra ponte de madeira também está deteriorada. A realidade é a mesma: madeiramento podre, pedaços de pau pendurados e pedaços faltando. Os vãos entre as madeiras estão muito abertos e as placas e o corrimão estão soltos. "Às vezes eu passo, se eu estiver com pressa ou algo assim. Ela não está tão estável, a madeira já está mais velha", justificou o estudante Matheus da Silva Souza.  

Quem passa pelo local acha que a situação da ponte oferece risco. O pessoal questiona a falta de manutenção e pede providências. "Na verdade precisa fazer uma nova ponte para ter acesso, porque a população precisa desse acesso. Então se não for feita uma nova estrutura, vamos ter problemas com segurança em breve", analisou o professor da Unicamp, Carlos Gomes.  

A Secretaria de Obras Públicas de São Carlos informou que está elaborando um projeto para a construção de uma ponte nova, só que desta vez, vai se de metal. A administração não informou quando a obra vai começar. Já a Defesa Civil afirma que colocou faixas e fitas zebradas para evitar que os pedestres passassem pelas pontes. No entanto, parte dessa sinalização já foi retirada. A Secretaria de Serviços Públicos disse que vai reforçar os avisos de interdição.  



QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Veja também