Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

São Carlos sedia Semana da Economia Solidária a partir do dia 10

Apesar da Lei ter sido criada em 2010, esta será a primeira edição do evento no município

| ACidadeON/São Carlos

São Carlos sedia Semana da Economia Solidária
A partir desta segunda-feira (10), a cidade de São Carlos sediará, até domingo (16), a Semana da Economia Solidária. Apesar da Lei 12.345 ter criado o Dia Nacional da Economia Solidária em 2010, esta será a primeira edição no município. 

Na programação, que é totalmente gratuita e aberta ao público, estão minicursos, palestras, oficinas e apresentações culturais, que serão realizados na Praça da XV de Novembro. 

O evento, que nasceu durante a Conferência Municipal de Economia Solidária, realizado em maio deste ano, tem como objetivo popularizar o modelo de economia que defende o trabalho associado, a partir do desenvolvimento sustentável, respeito à vida e justiça social. 

Para uma das idealizadoras do evento e presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária, Digenir Chaves Fugazza, as festividades são importantes para dar visibilidade ao movimento e mostrar que a Economia Solidária vai além de emprego e renda. 

"A Economia Solidária é um movimento mundial, mas em São Carlos tem pouca visibilidade. Além de geração de emprego e renda, o objetivo é mais amplo. Por isso chamamos de um movimento do bem viver", disse Digenir, que ainda garantiu que qualquer pessoa pode fazer parte, basta seguir alguns princípios. 

"Solidariedade, Democracia, Cooperação, Preservação Ambiental e dos direitos humanos. A economia solidária é construída pela população a partir dos valores da solidariedade e não somente da geração de renda. Existem membros que não dependem desta renda, mas que estão no Movimento por um motivo maior, o apoio e a convivência com o outro", completou. 

Ainda segundo Digenir, atualmente, muitas empresas brasileiras trabalham com os princípios da economia solidária. Seja utilizando técnicas de produção que garantem o bem-estar de seus funcionários, preservando o meio ambiente e a organização autogestionária da empresa. 

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretária Municipal de Emprego e Renda, Departamento de Apoio a Economia Solidária.  

O movimento de Economia Solidária de São Carlos é bastante elogiado, o que rendeu a participação no documentário do professor e pesquisador francês Léo Dayan, "Trabalhar lindo para um novo Luar" e na Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria, entre outras.  

Confira a programação completa: 

Programação da Semana da Economia Solidária

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook