Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Alunos da UFSCar concorrem a prêmio internacional com 'Tinder do emprego'

Objetivo é desenvolver aplicativo para diminuir o desemprego na juventude. Grupo foi selecionado para participar de etapa no Canadá e busca auxílio financeiro

| ACidadeON/São Carlos

Letícia Lorbiesk (à esquerda) e Paola Lescura (à direita). Foto: Amanda Rocha/ ACidade ON

Um grupo de alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está desenvolvendo um aplicativo que promete ser uma espécie de Tinder do emprego. A ideia da criação do 'Chances' surgiu na primeira fase de uma competição mundial de empreendedorismo social que eles decidiram participar, o Hult Prize Challenge. Em 2019, o evento, que é realizado em parceira com a Organização das Nações Unidas (ONU), tem como tema o desemprego na juventude. A equipe vencedora será premiada com 1 milhão de dólares.  

De cerca de 200 mil projetos inscritos por estudantes de universidades do mundo inteiro, o grupo da UFSCar ficou entre os mil que foram selecionados para a próxima etapa, a ser realizada nos dias 8 e 9 de março, na cidade de Toronto, no Canadá. "Quando a gente viu o desafio, nos identificamos muito. A cada ano eles propõem um tema diferente, e esse ano foi o desemprego na juventude. A gente está se formando agora, em busca do primeiro do emprego, do estágio, então a gente se identificou muito com isso e começou a pensar em possibilidades para resolver esse problema", explicou a estudante de Engenharia Civil, Paola Lescura.  

Com o desafio de gerar 10 mil empregos em 10 anos, o grupo de São Carlos busca se diferenciar do formato impessoal que predomina nos sites e aplicativos de emprego já existentes. "Não basta só criar o emprego, a pessoa tem que ter um vínculo, tem que se sentir feliz nele. Assim ela vai permanecer, ela vai lutar para que a empresa ou startup se desenvolva e ela se desenvolva junto. Então, mais do que fazer esse link entre pessoas e empresas pelas habilidades pessoais, formação e conhecimentos, a gente quer fazer essa ligação pelo propósito pessoal, pela paixão das pessoas e vincular a personalidade e os valores delas com o que as empresas pregam", disse Lescura.  

Apelidado de 'Tinder do emprego' pelo grupo, o objetivo dos desenvolvedores do aplicativo é pegar algumas ideias da plataforma de sucesso dos relacionamentos. Integrar o perfil das redes sociais, a localização da pessoa e o famoso 'match' são algumas das ferramentas que o Chances também deve utilizar para que empregadores e jovens em busca de emprego se conheçam melhor. "Essa função do 'match' a gente pensou bastante porque vai relacionar os propósitos da empresa e o da pessoa também", explicou a estudante de psicologia, Letícia Lorbiesk. 

Além disso, os usuários também tem a possibilidade de fazer um teste de personalidade e, em um pacote extra, poderão contratar o acompanhamento de um psicólogo. Segundo Lorbiesk, a orientação de um profissional da área pode ser importante no momento de definir os objetivos pessoais de quem está começando uma carreira.

Desta forma, dando um passo de cada vez, os estudantes planejam estar com o aplicativo pronto para a fase final da competição, que será realizada no mês de setembro, em Nova York, nos Estados Unidos. "O prêmio final vai servir de investimento para o projeto. A equipe que ganhar, vai poder usar esse dinheiro para colocar a ideia em ação. Então, vai sair uma startup no final de tudo. A gente espera que seja a nossa", disse Lescura.  

 

Vaquinha online  

Para conseguir concorrer até o final, os estudantes primeiro precisam passar pelas próximas duas fases eliminatórias, a primeira delas em Toronto, no Canadá, e depois em Londres, na Inglaterra. No entanto, como é necessário que pelo menos três integrantes do grupo participem da apresentação do projeto nesta próxima fase, os jovens buscam arrecadar cerca de R$ 15 mil para pagar a viagem."Também estamos aceitando patrocínio. A gente faz parte da liga de empreendedorismo, então se alguma empresa tiver interesse em patrocinar, a gente pode divulgar a marca nas redes sociais, em camiseta, e, inclusive, na competição", explicou Lescura.  

Quem quiser ajudar os alunos da UFSCar, pode realizar as doações através do link: http://vaka.me/455349.  

Em caso de dúvidas sobre o projeto ou a competição, os estudantes estão à disposição através de suas páginas do Facebook:
https://www.facebook.com/leticia.lorbiesk
https://www.facebook.com/PaolaLescura
https://www.facebook.com/sofia.miran.5
https://www.facebook.com/vitor.barrionuevo


Leia mais sobre a competição:
https://www.facebook.com/hultprizefoundation/
http://www.hultprize.org/




Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON