Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Nasce filhote de cervo-do-pantanal no Parque Ecológico de São Carlos

Espécie está ameaçada de extinção. Esse é 16º filhote que nasce no local em 20 anos de trabalho na reprodução de espécies ameaçadas

| ACidadeON/São Carlos

Nasce filhote de cervo-do-pantanal no Parque Ecológico de São Carlos. Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Carlos
 

Um filhote de cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) que nasceu no dia 4 de março no Parque Ecológico, com mais de cinco quilos, já pode ser visto pelos visitantes. Esse é o 16º filhote da espécie que nasce em cativeiro em São Carlos.  

"O cervo-do-pantanal é uma espécie ameaçada de extinção que vem sofrendo séria redução em seu habitat, especialmente relacionado ao fechamento de usinas hidrelétricas, afetando de maneira importante as populações remanescentes. Esse é 16º filhote que nasce aqui no Parque em 20 anos de trabalho na reprodução de espécies ameaçadas. É uma fêmea que daqui um ano, antes de atingir a idade reprodutiva, será encaminhada para outra instituição", explica o biólogo do Parque Ecológico, Francisco Rogério Paschoal.  

A gestação dura entre 251 e 271 dias, e as fêmeas dão à luz um filhote por vez. Os cascos do cervo-do-pantanal podem ficar completamente abertos e as duas metades em que eles se dividem se mantêm unidas por uma membrana interdigital. Esses cascos evitam que o animal afunde no lodo. A galhada bifurcada tem cinco pontas em cada haste. São muito ariscos e se escondem durante o dia. A espécie se alimenta de capim, juncos e plantas aquáticas. O cervo frequentemente entra na água.  

O Parque Ecológico "Dr. Antônio Teixeira Vianna" está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30, inclusive aos feriados. Outras informações podem ser obtidas pelo email pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456.