Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Moradores reclamam de mau cheiro em Ecoponto do Santa Felícia

O lixo também atrapalha a passagem dos motoristas e pedestres. Prefeitura diz que realiza limpeza a cada 10 dias

| ACidadeON/São Carlos

Lixo acumulado em ecoponto atrapalha passagem de motoristas e pedestres em São Carlos Foto: Paulo Chiari/EPTV
 

O mau cheiro causado pelo entulho acumulado no ecoponto do Santa Felícia, em São Carlos, incomoda os moradores do bairro São Carlos 3. O lixo também atrapalha a passagem dos motoristas e pedestres. "Está um horror", disse uma moradora. As informações são do G1 São Carlos e Araraquara.

A prefeitura informou que a limpeza dos ecopontos é feita a cada 10 dias e aguarda a finalização de um processo licitatório para contratar uma empresa que irá fazer a reforma e manutenção dos cinco ecopontos da cidade. 

A esquina da Rua Cândido de Arruda Botelho está tomada pelo lixo com cerca de sete sofás abandonados, louças sanitárias, resto de poda de árvores, de construção civil e lixo doméstico, que atrai bichos para as casas vizinhas.

A rua lateral deveria ter espaço para dois carros passarem ao mesmo tempo, mas o lixo tomou conta e só passa um carro por vez. "Está um horror. É rato indo para as casas, [isso cansa]. Não dá para passar com dois carros na rua", disse a aposentada Ângela Cometa.

Um campo de futebol que é construído pela prefeitura como opção de lazer e de esporte para as criança está a poucos passos da imensidão de objetos acumulados no ecoponto.

Incêndio  

Além de todos os transtornos causados pelo lixo acumulado, durante a madrugada desta sexta-feira (12) o ecoponto pegou fogo e parte da construção de alvenaria também foi atingida.

O local ficou com muita fumaça e pela manhã um funcionário da prefeitura precisou jogar água para impedir novas chamas.

A diarista Rose Mary Moreira mora em frente ao ecoponto e precisou sair de casa às pressas por causa da fumaça.

"Sai correndo para dormir na casa dos outros por causa da fumaça que estava tomando conta da minha casa e também o perigo de pegar fogo. Estamos abandonados em frente desse lixão", contou a diarista.  

Além do funcionário que impedia novas chamas, uma máquina da prefeitura também realizou a limpeza das ruas ao lado do ecoponto para liberar passagem no asfalto.

No mês passado, uma equipe de reportagem da EPTV, afiliada Rede Globo, mostrou que um alambrado cercava o terreno, mas foi retirado. Dois homens foram flagrados descarregando entulho de uma pick-up no terreno.