Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Livro de jornalista de São Carlos explica teoria da evolução com exemplos da web e cultura pop

Com a obra 'Darwin sem frescura', Reinaldo José Lopes quer tornar a ciência mais acessível

| ACidadeON/São Carlos

Livro de jornalista de São Carlos explica teoria da evolução com exemplos da web e cultura pop
O escritor e jornalista de São Carlos Reinaldo José Lopes lançou um livro sobre os princípios da teoria da evolução com uma linguagem mais moderna para atrair os jovens. A obra intitulada "Darwin sem frescura" utiliza exemplos da internet e da cultura pop. As informações são da EPTV Central.

Visão brasileira
O jornalista traz uma visão brasileira da "Teoria da evolução das espécies", principal obra do naturalista Charles Darwin, com a intenção de espalhar a ciência para o maior número de pessoas possível.

"A literatura de divulgação cientifica tem que evoluir, não dá para ficar parado no tempo e achar que a forma como a gente falava há 50 anos vai capturar o público atual", explicou o escritor.  

O livro lançado em março deste ano também conta como autor o paleontólogo e zoólogo Paulo Miranda Nascimento, conhecido como Pirula. 

Para atrair os jovens, ele apostou na linguagem coloquial da internet e nas referências a filmes como "O Senhor dos Anéis" em que há interação de hobbits, elfos, anões e humanos, assim como há 100 mil anos na Terra, onde viviam várias espécies inteligentes ao mesmo tempo.

De passagem pelo Brasil
No museu da ciência de São Carlos há fósseis descritos por Darwin durante a viagem pelos estados da Bahia e Rio de Janeiro na década de 1930.   

"Estes animais foram extintos na mesma época em que os humanos surgiram aqui, a gente fala sobre isso no livro, sobre as grandes extinções, como elas moldaram as histórias da vida na Terra", relata o jornalista.  

Darwin valorizou a variedade de animais e plantas brasileiras, mas demonstrou sofrimento com as questões da desigualdade e escravidão vigente: "até hoje, se eu ouço um grito ao longe, lembro-me, com dolorosa e clara memória, de quando passei numa casa em Pernambuco e ouvi os urros mais terríveis. Logo entendi que era algum pobre escravo que estava sendo torturado. Eu me senti impotente como uma criança diante daquilo, incapaz de fazer a mínima objeção".  

A volta ao mundo de Charles Darwin durou cinco anos


Diário do Beagle
Segundo Lopes, o naturalista demonstra fascinação pelos animais gigantes da América do Sul no livro "Diário do Beagle" que traz as observações geográficas, geológicas e etnográficas dessa viagem.

A bordo do navio da marinha britânica "HMS Beagle", Darwin saiu do Reino Unido e deu uma volta ao mundo passando pelos oceanos atlântico e pacífico. 

É neste percurso que ele recolhe os dados sobre todos os seres vivos do mundo para formular e publicar a sua principal obra.

Para Lopes, a teoria da evolução das espécies continua atual para entender os seres vivos. "A teoria da evolução nunca sai de moda, está nos dinossauros que não desapareceram, uns são as aves que estão até hoje". 

Livro de jornalista de São Carlos explica teoria da evolução com exemplos da web e cultura pop


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook