Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Ipem de São Carlos realiza fiscalização dos produtos de Páscoa

Dependendo da irregularidade, a multa ao fabricante pode chegar a R$ 1,5 milhão. Embalagem deve ser levada em consideração ao pesar os ovos

| ACidadeON/São Carlos

Ipem de São Carlos realiza fiscalização dos produtos de Páscoa
O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de São Carlos está fiscalizando os produtos de Páscoa comercializados na cidade. O objetivo é inibir fraudes e atitudes que possam enganar os consumidores. As informações são do Jornal da EPTV.

A sugestão das autoridades é de que o consumidor preste atenção aos produtos, principalmente ovos de Páscoa, que foram analisados pelo instituto. Um dos lotes analisados nesta terça-feira (16) foi de ovos com 150 gramas de chocolate.  

Primeiro, os produtos são pesados da forma como vêm das lojas, com embalagem e tudo. Depois, os ovos são abertos, a embalagem de plástico é limpa, e tudo o que não é chocolate é pesado novamente.  

"É um processo mais adequado e mais preciso. Então nós fazemos o peso bruto, pesamos todas as unidades, depois nós tiramos e avaliamos as embalagens. Nós amarramos cada unidade com sua embalagem e obtivemos o peso líquido", explicou Ricardo da Silva Leite, Delegado Regional do Ipem.  

Se a indústria anuncia na embalagem um determinado peso, mas entrega mais chocolate do que está escrito, não há problemas. No entanto, a fiscalização quer coibir o contrário: a promessa de mais produto quando, na verdade, há menos.  

Apesar disso, há certa tolerância. Por exemplo, um ovo de meio quilo pode ter até 15 gramas a menos do indicado. Por isso, o Ipem também avalia a média do lote. Dependendo da irregularidade, a multa pode chegar a R$ 1,5 milhão.  

Se o consumidor desconfiar ou encontrar alguma irregularidade em produtos desse tipo, é possível entrar em contato com o Ipem pelo telefone da ouvidoria, que é o 0800-0130522 ou enviar um e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br  

Consumidor
Em um ambiente controlado, com balança de precisão e profissionais especializado é possível flagrar irregularidades, mas e nas lojas? Qual a atitude o consumidor deve tomar?  

"O consumidor tem que ter aquele feeling e pode contar com a balança ou instrumento de pesagem do estabelecimento. Se ele olhar e desconfiar, pese. Lembrando que tem que pesar sempre um pouco a mais, que é o produto mais a embalagem. Na desconfiança, conte com o Ipem", explicou Ricardo.  

A comunicadora Soraia Craveiro escolheu e levou para casa vários ovos de 350 gramas. "Aproveitar a época. Sair da dieta, presentear os amigos e os familiares com ovos", disse.  

Já a professora Lucia Mascaro confessa que não se atentou. "Não reparei no peso, mas acredito que a quantidade seja o que está indicado", comentou.  

Por fim, a Dona Neusa comprou uma barra de chocolate com 2,1 quilos para fazer ovos para os netos. Ela espera estar levando o peso prometido. "Tomara que tenha esse peso", falou.  

Ipem de São Carlos realiza fiscalização dos produtos de Páscoa


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook