Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Universitários preparam manifestação contra corte de verbas nas universidades federais

Concentração está marcada para acontecer no dia 15 de maio, às 9 horas, na Praça Coronel Salles, em São Carlos

| ACidadeON/São Carlos

Concentração está marcada para acontecer no dia 15 de maio, às 9 horas, na Praça Coronel Salles, em São Carlos. Foto: Divulgação
 

Estudantes universitários de São Carlos vão realizar uma manifestação contra o corte de 30% nas verbas das universidades e institutos federais anunciado pelo Governo Federal.  

A concentração do "Ato em Defesa da Educação" está marcada para acontecer no dia 15 de maio, às 9 horas, na Praça Coronel Salles.  

O evento, que está sendo organizado pelo Mobiliza CAASO e DCE Livre da UFSCar, foi criado no Facebook e já conta com 1,8 mil confirmados e 2,4 mil interessados.  

UFSCar 

Na segunda-feira (6), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) anunciou o corte de 32% no orçamento para manutenção da universidade. Além disso, afirmou que a verba para despesas com investimentos sofreu um bloqueio de 63%.

O comunicado também enfatizou que, nos últimos anos, a UFSCar já havia sofrido com contingenciamentos semelhantes e que está trabalhando junto ao governo para garantir a normalidade do funcionamento da universidade.

No entanto, a Pró-Reitoria mostrou preocupação com os cortes e afirmou que: "Caso os bloqueios sejam mantidos nos níveis atuais, haverá necessidade de alterações profundas na condução de todas as atividades acadêmicas e administrativas da UFSCar".

Cortes em números:

Despesas de custeio: R$ 16,7 milhões (32%)
Despesas de investimento: R$ 2,7 milhões (63%)

Os recursos para custeio destinam-se ao funcionamento e manutenção da universidade, sendo empregados nos diversos serviços terceirizados - água, energia elétrica, material de consumo, etc.

Já os recursos para investimento destinam-se à aquisição de equipamentos e obras. Não foi identificado bloqueio nos recursos destinados à assistência estudantil.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON