Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Redes feitas com mangueiras dão mais conforto aos animais do Parque Ecológico

Funcionários e voluntários do parque dizem que o material reciclável ajuda a melhorar o dia-a-dia dos bichos no cativeiro

| ACidadeON/São Carlos

Redes feitas com mangueiras dão mais conforto aos animais do Parque Ecológico
Funcionários do Parque Ecológico Dr. Antônio Teixeira Vianna, em São Carlos, notaram que os animais estão mais calmos com o conforto das redes de descanso feitas por voluntários com mangueiras de combate a incêndio.

As mangueiras que antes eram usadas no combate ao fogo pelo Corpo Bombeiros ganharam uma nova serventia para os animais e viraram bem-estar e diversão no parque.

O urso-de-óculos pode relaxar melhor, o macaco usa as mangueiras para se alongar, os macaquinhos e onças descansam, graças as redes e pontes colocadas nos viveiros. O trabalho foi feito pelos voluntários do parque.

Segundo a voluntária Amanda Mello, para tecer a cama dos bichos é necessário ter muita atenção nos detalhes.  

"A gente geralmente mede para ver o tamanho específico para o bicho e tenta trançar muito bem a rede, para evitar que fiquem espaços entre as tiras e o bicho não venha a se machucar. A gente presa tanto pelo conforto como pela segurança", disse.

Após colocar parafuso, a rede está pronta para ser usada pelos animais. As mangueiras são doadas pelo Corpo de Bombeiros e por empresas de São Carlos. Só neste ano, já foram usados 200 metros para fazer redes e pontes.  

Redes feitas com mangueiras dão mais conforto aos animais do Parque Ecológico


Conforto
Além do benefício para os animais, também há vantagens para o meio ambiente, pois esse material que iria para o aterro sanitário demora muito tempo para se decompor. 

O diretor do Parque Ecológico, Fernando Magnani, disse que ao disponibilizar essa estrutura ao animais há também um enriquecimento do local.

"Ele fica mais rico, mais divertido, você aumenta o bem-estar do animal em cativeiro, que é uma busca constante de todos os zoológicos, e ele tem mais o que fazer no dia a dia dele. Todo mundo quer uma diversão diferente", contou. 

O tratador Ronaldo dos Santos cuida dos macaquinhos há mais de 20 anos e percebeu que eles estão mais calmos depois da instalação das redes.

"Antes qualquer brincadeira com visitantes eles ficavam naquela ânsia querendo chegar até o visitante, isso já era um alerta que ele estava querendo sair. Agora ele dá atenção, mas volta com os companheiros lá dentro. Estão interagindo mais entre eles", disse Santos.

Os voluntários contam que para eles a maior recompensa é ver o conforto e bem-estar dos animais. "Reduzir o stress deles no dia-a-dia de ficar no cativeiro, a gente sabe o quão importante é isso", explicou a voluntária Carol Ribeiro.  

Redes feitas com mangueiras dão mais conforto aos animais do Parque Ecológico

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON