Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

ICMC da USP oferece oficinas gratuitas sobre componentes eletrônicos

Maratona de oficinas sobre conceitos e aplicações da área de eletrônica será realizada nos dias 25 e 26 de maio

| ACidadeON/São Carlos

Você vai encontrar essa ferramenta em muitos projetos inovadores na área de computação (crédito: Denise Casatti)
 

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizará, nos dias 25 e 26 de maio, uma maratona de oficinas sobre conceitos e aplicações da área de eletrônica.  

Serão quatro oficinas em que os participantes aprenderão desde os conceitos básicos sobre os componentes mais utilizados no mundo da eletrônica até a confecção de placas de circuito impresso (PCB) para serem acopladas à plataforma Arduino.  

Por se tratar de uma ferramenta aberta, livre e de baixo custo para a criação de projetos de hardware e software, o Arduino permite conectar, de forma descomplicada, o mundo da computação com dispositivos físicos que estão ao nosso alcance na vida real.  

Com o Arduino, essa conexão entre a computação e a vida real tornou-se mais simples e fácil porque não é preciso ser um especialista em eletrônica para desenvolver um projeto usando esse microprocessador, que tem conquistado estudantes, programadores e profissionais de diversas áreas ao redor do mundo.  

Por isso, se você é uma pessoa que gosta de fazer seus próprios projetos, mas cansou de assistir a tutoriais na internet, venha entender como as coisas realmente funcionam e aprofunde seus conhecimentos nas quatro oficinas que serão oferecidas pelo ICMC.  

Todas as atividades são promovidas pelo projeto Principia Robôs na Escola, que desenvolve métodos e ferramentas novas para o ensino de robótica para crianças a partir de dez anos de idade, com foco, principalmente, em escolas públicas municipais e estaduais.  

O objetivo é aproximar os jovens da tecnologia, sempre visando o aprimoramento didático e a capacidade de replicação do conhecimento.  

Para participar das oficinas, que são gratuitas, basta se inscrever, via formulário eletrônico, até a próxima quarta-feira, 22 de maio, ou enquanto houver vagas. Veja, a seguir, como fazer sua inscrição em cada atividade:  

Circuitos elétricos e eletrônica básica para sistemas controlados com Arduino
Dia 25/05, das 10 às 14 horas
Inscrições: icmc.usp.br/e/97ecb
Programa completo do curso: icmc.usp.br/e/dd729

Conceitos e aplicações de componentes eletrônicos e introdução a sistemas controlados com Arduino
Dia 25/05 das 14 às 18 horas
Inscrições: icmc.usp.br/e/d5d45
Programa completo do curso: icmc.usp.br/e/40f3e

Introdução a simulação de circuitos com Arduino e desenvolvimento esquemático para produção de placas de circuito impresso
Dia 26/05 das 10 às 14 horas
Inscrições: icmc.usp.br/e/2adaa
Programa completo do curso: icmc.usp.br/e/972e6

Confecção de placas de circuito impresso e aplicação em sistemas controlados com Arduino
Dia 26/05 das 14 às 18 horas
Inscrições: icmc.usp.br/e/a41e4
Programa completo do curso: icmc.usp.br/e/f00c5


Mais do ACidade ON