Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Animais do Parque Ecológico ganham aquecedor, manta e até pelúcia para enfrentar o frio

Como não é possível agasalhar os animais, as espécies mais sensíveis ao frio recebem um tratamento especial

| ACidadeON/São Carlos

Animais do Parque Ecológico ganham aquecedor, manta e até pelúcia para enfrentar o frio
Por conta do frio intenso registrado nos últimos dias, animais do Parque Ecológico de São Carlos passaram a receber um tratamento especial. Além dos cuidados, eles receberam aquecedores, manta e até bichinho de pelúcia para ajudar a mantê-los aquecidos. As informações são do Jornal da EPTV.

Com a manhã gelada marcando 7 graus, os únicos animais que parecem estar à vontade são os ursos de óculos e os pinguins. "O urso de óculos é um animal de clima subtropical e a espécie dele evoluiu num clima que você vai de 30 a 35 graus até menos 3, 4, 5 graus na região dos Andes. Eles têm uma tolerância a esse tipo de mudança, ele tem um casacão de pele e toda a camada de gordura que ele obtém no pré-inverno. Esteja em cativeiro ou na natureza ele responde assim", explicou o diretor do Parque Ecológico, Fernando Magnani.  

Como não é possível agasalhar os animais, as espécies mais sensíveis ao frio recebem um tratamento especial.   

Animais do Parque Ecológico ganham aquecedor, manta e até pelúcia para enfrentar o frio


Um filhote de jaguatirica de dois meses, por exemplo, ganhou um kit com aquecedor, manta e um bicho de pelúcia. "Ela já não está mais no habitat dela, então a princípio ela teria todos esses cuidados por parte dos pais, então ela é um filhotão, mama, tem horário certo para a mamadeira e precisa ter essa substituição da mãe. No carinho e no calor", afirmou a auxiliar-administrativa Samanta Campos da Silva.  

As cobras ganham uma placa térmica que esquenta a areia e também uma tábua com furos em cima da lâmpada, que também deixa o ambiente quentinho. "Tem as pedras aquecidas, que são estruturas similares a pedras, mas que tem resistência e os animais podem se aquecer sobre elas. É uma gama de equipamentos para elevar o bem-estar dos animais que estão sob sua responsabilidade", disse Magnani.  

A jiboia amazônica não desgruda da parte mais quentinha da caixa com aquecedor.   

Animais do Parque Ecológico ganham aquecedor, manta e até pelúcia para enfrentar o frio


Mesmo com todos os cuidados, o parque continua aberto para visitação dos moradores. "A pessoa vai ter uma relação direta com a natureza, vai poder aprender sobre os animais, a interação deles com o meio e a importância de cada um no planeta. É importante lembrar que o planeta não é só nosso e estamos dividindo ele com um número imenso de espécies e cada um tem seu lugar na Terra", disse o diretor.  

Tratadores e voluntários da Sociedade de Amigos do Parque Ecológico (Sapesc) estão arrecadando verba para a manutenção e compra de itens para o bem-estar dos animais no inverno através de uma vaquinha virtual.  



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON