Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Vereador de Descalvado que teve mandato cassado volta ao cargo

Vagner Basto (PRB) foi condenado por difamação e calúnia, mas conseguiu reverter a decisão menos de duas semanas após entrar com recurso

| ACidadeON/São Carlos

Vereador de Descalvado que teve mandato cassado volta ao cargo
Após ter o mandato cassado, o vereador Vagner Basto (PRB) conseguiu reverter a decisão judicial e retornou ao cargo na Câmara de Descalvado, na quinta-feira (1º). As informações são do portal G1 São Carlos e Araraquara

Ele havia tido o mandato extinto em 15 de julho, após o suplente Valter Luis Danielli, conhecido como 'Neguinho Bombeiro' (PTB) entrar com uma ação na Justiça pleiteando a vaga, mas conseguiu a reversão da decisão após entrar com uma ação revisional no Colégio Recursal de São Carlos.  

Entenda o caso

Vagner Basso foi cassado após uma decisão expedida por meio de uma liminar pelo juiz de Descalvado Rodrigo Octávio Tristão de Almeida, em 12 de julho, em resposta a uma ação impetrada por Neguinho Bombeiro, que alegou que Basto é condenado por calúnia e difamação e que, portanto, perdeu os seus direitos políticos.  

Em 2016, quando ainda não era vereador, Basto foi condenado por injúria e difamação em um processo movido por dois vereadores, um servidor municipal e o prefeito da época, Henrique Fernando do Nascimento, já falecido.  

Em fevereiro desse ano, após uma série de recursos, a condenação de Basto já eleito vereador - foi confirmada no Supremo Tribunal Federal (STF) e o processo teve seu trânsito em julgado, ou seja, não há mais possibilidade de recursos. A pena foi revertida em pagamento de cestas básicas.  

Na época, a Câmara foi comunicada da condenação, mas decidiu pela manutenção do mandato do vereador por uma votação de seis votos a favor e dois contra.  

Após a decisão da Câmara, o suplente 'Neguinho Bombeiro' entrou com uma ação na Justiça e conseguiu uma liminar para assumir a cadeira de vereador, a qual ocupou menos de duas semanas.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON