Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Projeto 'fecha' rua em São Carlos para a população aproveitar

Primeira edição do 'A Rua é Sua' aconteceu neste domingo (11). Ideia é levar a iniciativa a outras regiões para que os moradores possam utilizar o espaço público

| ACidadeON/São Carlos

Projeto 'fecha' rua em São Carlos para a população aproveitar
Aconteceu neste domingo (11), em São Carlos, a primeira edição do A Rua é Sua, um projeto do grupo voluntário Move Sanca que pretende fazer com que a população se utilize dos espaços públicos na cidade. A iniciativa aconteceu na Avenida 01, ao fim da Rua Passeio das Magnólias e atrás do condomínio Swiss Park, na Região do Parque Faber.  

Segundo a organização, o projeto foi apresentado à Prefeitura incentivado pelas iniciativas que já aconteciam em grandes capitais, como o projeto em São Paulo que fecha a Avenida Paulista aos domingos para que a população possa usufruir do espaço. "O projeto consiste na população se utilizar de espaços públicos para atividades físicas, culturais e de recreação. Sabemos que a nossa cidade é carente de parques e atividades, por que não se mexer, voltar às origens e brincar na rua?", sugerem os organizadores.  

A avenida foi bloqueada e o espaço recebeu diversas famílias e esportes ao ar livre. Fitas de slackline foram amarradas às árvores, patinetes elétricos foram colocados para andar e a sombra das árvores ofereceu um ótimo abrigo para se deitar, ler um livro e fazer piquenique.   

Projeto 'fecha' rua em São Carlos para a população aproveitar


Os participantes também andaram de bicicleta, patins e levaram os animais domésticos para passear aproveitar os três quilômetros de rua disponibilizados. Visando a preservação do Meio Ambiente, grupo pediu a atenção dos moradores em relação à Natureza, solicitando a retirada do lixo e o respeito à vegetação e os animais.  

As regras para aproveitar eram claras e foram informadas por uma placa logo na entrada da rua: Respeite a natureza; respeite o próximo; cuide de seus bens materiais; cuide das crianças; recolha a sujeira do seu pet; leve embora com você o seu lixo, fotos e boas lembranças.   

Projeto 'fecha' rua em São Carlos para a população aproveitar


Move Sanca
O Move Sanca é um grupo suprapartidário que trabalha de forma voluntária pelo desenvolvimento de São Carlos. Segundo um dos organizadores, o empresário Olavo Vidigal Silbermann, o projeto não conta com apoio da iniciativa privada. "O 'A Rua é Sua' não teve apoio de nenhuma empresa. É exclusivamente do Move Sanca. A Prefeitura deu esses dois domingos para a gente fazer esse teste e mostrar que é viável para a cidade", falou.  

De acordo com Silbermann, a atividade vai se repetir no próximo fim de semana. "A princípio vai acontecer nos dias 11 e 18, mas a ideia é pleitear para que fique para sempre. Que a Prefeitura assuma isso e feche todos os domingos. Vamos fazer uma coleta de informações e tentar o mais rápido possível tentar ganhar outros domingos com a Prefeitura", comentou.  

A respeito de levar a ideia para outras ruas da cidade, o empresário afirma que já estão trabalhando em outras possibilidades, mas ainda encontram barreiras para que isso aconteça. "Os locais, claro que queremos levar para vários lugares. Não faz muito sentido para a gente uma pessoa ter que pegar um carro do outro lado da cidade para ir até o local. Então a gente tem sim em mente outros lugares. O primeiro que a gente quis foi a marginal em frente ao Sesc, mas a Prefeitura alega que pode criar muito transtorno de desvio por lá. Ainda assim, a gente acha que poderíamos arriscar lá, pois é uma região bem mais central. Tem vários outros lugares, como perto da Educativa, que é uma área que dá para fazer também. Próximo à rodoviária. A nossa ideia não é fazer em um lugar só, mas levar para vários outros. Não existe um projeto tão barato para a prefeitura quanto esse. É só travar a rua e deixar que a população usufrua desses espaços públicos com tranquilidade", relatou.  

Projeto 'fecha' rua em São Carlos para a população aproveitar


Sobre a primeira edição, ocorrida neste domingo, Olavo conta que foi uma forma de avaliar o modelo. "Não temos estimativa de público para hoje. Sinceramente não esperávamos que fosse tanta gente nessa primeira vez, exatamente para que possamos sentir o tipo de público, quem vai, e foi incrível. Tinha criança, idoso, então é bom entender a logística antes de levar muita gente. Essa, como houve divulgação, talvez haja maior fluxo na próxima. Foi bastante gente porque a área é extensa, mas não temos um número", explicou.  

Para o organizador, os participantes da primeira edição saíram de lá com uma impressão bastante positiva. "O feedback da população não poderia ter sido melhor. Isso não é um desejo meu, é um desejo de todos. As pessoas estão precisando voltar para a rua. As pessoas sentem essa necessidade de atividade ao ar livre. Hoje a gente está enclausurado em academias, em casa, em videogame. Então é nítido que as pessoas precisam de espaços públicos com segurança e tranquilidade. Mais ainda, percebemos que havia muitas crianças, então os pais também estão sentindo falta desse tipo de espaço, que é a rua, onde minha geração cresceu. Então não tinha como ter sido melhor, só recebemos elogios e todo mundo quer voltar. Foi incrível", finalizou.  

Para conhecer mais sobre o projeto Move Sanca, acesse as páginas da iniciativa no Facebook e também no Instagram.  




Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON