Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Limpeza de poço pode afetar abastecimento de água em vários bairros de São Carlos

Saae divulgou um comunicado que a manutenção será realizada na madrugada do próximo domingo (15)

| ACidadeON/São Carlos

Reservatório de água do bairro Cidade Aracy 2. Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Carlos
 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) comunica que na madrugada do próximo domingo (15/9), das 3h às 8h, realizará uma interrupção programada no abastecimento de água para fazer a limpeza do poço de sucção das bombas de recalque de água bruta.  

O serviço é necessário já que foi constatada uma redução na capacidade de bombeamento de aproximadamente 10%, motivo que vem prejudicando o abastecimento pontual, principalmente nos bairros mais elevados e nas residências desprovidas de sistema próprio de reservação (caixa dágua).  

"O volume de água produzido para atender a população diminuiu em 10% e o consumo aumentou 12% em virtude do inverno quente e umidade do ar muito baixa. A nossa melhor captação que é a do Ribeirão Feijão diminuiu a produção em cerca de 50 mil litros de água por hora. Isso aconteceu porque o Ribeirão Feijão atravessa várias áreas de matas fechadas e as folhas secas caem no curso da água e param no poço de sucção, local onde as bombas trabalham para mandar a água para São Carlos, por isso vamos fazer a limpeza na madrugada de domingo", explica Benedito Marchezin, diretor presidente do SAAE.  

Como essa captação é responsável por aproximadamente 30% do abastecimento do município, o fornecimento de água poderá ser prejudicado nas seguintes regiões: região Central da cidade; Vila Nery e bairros adjacentes; Vila Prado e bairros adjacentes; Vila Alpes e bairros adjacentes; Cidade Aracy e bairros adjacentes; CEAT e Parque Novo Mundo.  

Após a finalização da manutenção, prevista para 8h do domingo (15/9), a normalização do abastecimento de água ocorrerá de forma gradual, durante todo o domingo, porém em algumas regiões poderá se estender até segunda-feira (16).  

Marchezin acredita que após a realização da limpeza na sucção a produção aumente e as bombas passem a funcionar na capacidade máxima.  

O SAAE também está trabalhando para fazer a interligação do reservatório do bairro Nova Estância, com capacidade de 2 milhões de litros, para bombear água do Parque Industrial. "A ideia é bombear água do Parque Industrial para o Nova Estância e do Nova Estância bombear para a Vila Nery e com isso armazenar mais água no reservatório dessa região, resolvendo o problema de desabastecimento. As interligações devem ser concluídas até o final da próxima semana já que todas as redes estão prontas", finaliza o diretor presidente do SAAE.  

Em caso de dúvidas, os usuários devem entrar em contato com o serviço de atendimento do SAAE pelo telefone 0800-111-064. A ligação é gratuita.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON