Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Crianças ficam em 5º lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipe formada por quatro estudantes de 12 e 13 anos foram classificados em 1º lugar na etapa regional e em 3º na etapa estadual.

| ACidadeON/São Carlos

Crianças ficam em 5º lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica. Foto: Divulgação/Escola Yadaa

Quatro crianças de 12 e 13 anos de São Carlos receberam um desafio um tanto inusitado: construir e programar um robô para salvar vítimas sem interferência humana. O desafio foi aplicado para as 50 equipes que participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica, onde o grupo conquistou o 5º lugar da competição.  

Foram meses de preparação na Yadaa, escola de programação e robótica de São Carlos, e que trouxeram muitos resultados positivos para a equipe composta pelos alunos Kauã Egami, Lucca Vanzela, Arthur Ruggiero e Sophia Paes, além do técnico Igor Araújo e do diretor da escola Jerônimo Seles.

Eles se classificaram em 1º lugar na etapa regional, em 3º na estadual e foram com toda força para a final nacional, que contava com cerca de 50 equipes de todo o país e aconteceu em Rio Grande, no Rio grande do Sul.  

Desafio
No desafio proposto, os alunos precisavam construir um robô completamente autônomo, montar toda a sua programação e fazer com que ele seguisse por um caminho irregular, desviando de escombros e subindo montanhas para conseguir salvar as vítimas do desastre, transportando-as para uma região segura onde os humanos já poderão assumir os cuidados.  

"Eles fizeram tudo, desde as pecinhas para construir o robô até ver qual era os desenvolvimentos dos sensores e quais eram melhores para concluir o que era necessário. A parte mais interessante é que as crianças montam tudo às cegas, o desafio só é apresentado na hora da competição, nós só recebemos as regras", explicou Seles.  


Resultado
Para Seles, o resultado mostra a inteligência e capacidade das crianças, que desde cedo já aprendem a trabalharem de forma autônoma e ainda ganham cada vez mais conhecimento.  

"Nossa escola tem essa característica, atuamos mais com atividades práticas e fazemos com que eles sejam motivados a realizar tudo do jeito de cada um, e esse é um diferencial. Essa conquista nos mostrou o quanto os nossos alunos estão evoluindo, e é um resultado maravilhoso", concluiu o diretor.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON