Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

São Carlos já vacinou mais de 19 mil pessoas contra o sarampo

Cidade tem 26 casos confirmados da doença em 2019

| ACidadeON/São Carlos

Vacinação. Foto ilustrativa 
 

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos fez um balanço das doses aplicadas esse ano contra o sarampo e o número já é bem mais alto que o ano passado inteiro.  

Em 2018, foram aplicadas 10.578 doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Em 2019 até a primeira semana de dezembro 19.050 pessoas já foram imunizadas.  

Somente nos meses de outubro e novembro, período em que foi realizada a campanha contra o sarampo tanto para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses, 29 dias) chamada de dose zero e na segunda etapa para jovens e adultos na faixa etária de 20 a 29 anos, foram aplicadas 2.908 doses, o que corresponde a 108%, ultrapassando a meta de 95% do público alvo.  

Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica, ressalta que a tríplice viral faz parte do calendário de vacinação do SUS. "A vacina está disponível o ano todo nas unidades básicas e de saúde da família. Dentro do calendário vacinal devem receber a vacina crianças aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do reforço. Adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter pelo menos duas doses da vacina contra o sarampo. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter pelo menos uma dose", finaliza Spiller.  

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, agradeceu o empenho da equipe da Vigilância Epidemiológica e dos profissionais das unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família pelo empenho durante as ações e realizações dos chamados "DIA D".  

Em São Carlos, até o momento, foram registradas 111 notificações da doença, sendo 26 casos confirmados, 66 descartados e 19 estão aguardando resultado de exame.

Mais do ACidade ON