Aguarde...

cotidiano

São Carlos registra mais de 200 mm de chuva em fevereiro

Volume ultrapassou a média dos últimos 15 anos e deve aumentar até o final do mês; comerciantes sentem impactos do clima peculiar

| ACidadeON/São Carlos

Já choveu mais de 200 milímetros em São Carlos, nos primeiros 10 dias de fevereiro. O volume é maior do que a média do mesmo mês durante os últimos 15 anos. 

De acordo coma  Defesa Civil da cidade, 2020 deve bater recorde, conforme ocorreu no mês passado. "O mês de fevereiro ainda deve dobrar o volume de água, como foi o mês de janeiro, que chegou a quase 600 milímetros", ressaltou Pedro Caballero, o chefe da Defesa Civil.

O mal tempo também trouxe frio em pleno verão, surpreendendo moradores e comerciantes.  

Pedro Caballero, chefe da Defesa Civil em São Carlos - Foto: arquivo/colaboração EPTV/


Comércio

Muitos moradores tiveram que tirar as blusas do armário e, nesta época do ano, não dava nem para imaginar ver uma sorveteria vazia. "A gente calcula uma queda entre 20% e 30% mais ou menos [no movimento]", disse o gerente da sorveteria Adilson de Oliveira, em entrevista à EPTV Central. 

O mês também era o auge das vendas de roupas de praia, o que que compensava a baixa nas estações mais frias. Contudo neste ano está sendo bem diferente.

"Era para estar bem maior a produção nessa época. A esperança é que pare de chover para o pessoal animar e voltar a comprar os biquínis", disse a dona de loja Simone Galvão.  

Foto: colaboração/CBN São Carlos


Quem lucra?

Alguns comerciantes aproveitam para lucrar, como uma lavanderia que está cheia de pedidos, principalmente para secar as roupas. "Principalmente a dona de casa que tem criança e a roupa tem volume demora para secar. A gente teve um aumento de 5%", disse a comerciante Lidia Lima.

É preciso se adaptar a um verão diferente, que deve continuar nublado e chuvoso. A previsão de chuva para esta terça-feira (11) se mantém, o volume esperado chega aos 70 mm, de acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Mais do ACidade ON