Aguarde...

cotidiano

Alunos do último ano de Medicina auxiliam no combate à Covid-19

Hospital Universitário de São Carlos recebeu 23 estudantes para auxiliarem no tratamento dos doentes

| ACidadeON/São Carlos

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu 23 alunos que cursam o último ano de medicina para auxiliar nos atendimentos aos pacientes durante a pandemia de Covid-19. A reportagem foi veiculada pela EPTV Central e reporduzida também pelo G1 São Carlos.

Eles se inscreveram no programa federal "O Brasil Conta Comigo", que tem o objetivo de reforçar equipes da área da saúde, nesse momento de mobilização, devido à Covid-19. Outros estudantes devem reforçar a equipe nos próximos dias.

Um destes estudantes é Getúlio Ferraz, que está no 6º ano de medicina na UFSCar. Ele já atendia no HU, mas teve que parar devido à pandemia e comemorou o retorno.  

(Foto: Divulgação)


"O hospital precisou parar, justamente por conta desse novo contexto, para diminuir o fluxo de pessoas no mesmo lugar e se readequar a essa nova realidade. Com certeza eu estava sentindo bastante falta de atuar". Agora, ele faz uma triagem e encaminha os pacientes para as consultas da ala fora do atendimento de Covid-19.

"No HU, existem dois fluxos de atendimento, inclusive com espaços diferentes. Um fluxo para pacientes com suspeita de Covid, com sintomas respiratórios, e um fluxo para pacientes que não tem essa suspeita. Inclusive os profissionais que estão atuando em uma área, não entrar em contato com outro. Nós mantemos contato com os pacientes que já eram acompanhados nos ambulatórios de especialidades, avalia a necessidade de uma consulta presencial para examinar, faz a renovação de receitas médicas", explicou.

A estudante Fernanda Carrocini Capelim é do Paraná, estuda medicina em São José do Rio Preto e antes da pandemia fazia atendimentos na Santa Casa de São Carlos, mas teve que interromper as atividades por dois meses.

Ela enxergou no programa a oportunidade de ajudar na área médica ao mesmo tempo que ganha conhecimento na área.

"Eu vi o que estava acontecendo nos hospitais e queria poder ajudar de alguma forma, ainda mais que estou no último ano de faculdade e queria aprender, aproveitar ao máximo esse ano", afirmou.

A gerente de ensino e pesquisa do HU, Flávia Gomes Pileggi Gonçalves explicou que os estudantes recebem treinamento antes de atuarem.

"Os alunos realizam treinamento em simulação realística para estarem capacitados em atendimento de pacientes graves próprios dessa situação da Covid-19 e treinamentos para evitar o contágio entre pacientes e entre pacientes e profissionais de saúde."

Mais do ACidade ON