Aguarde...

cotidiano

Exames laboratoriais nas UPAs deveriam começar hoje, mas são adiados

Secretário de saúde, Marcos Palermo disse que espera o início dos exames dentro de uma semana, mas não há data específica

| ACidadeON/São Carlos

UPA da Vila Prado. Foto: Reprodução/EPTV
 

Diferente do que foi anunciado no início do mês, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de São Carlos deveriam ter iniciado a realização de exame laboratórias nesta terça-feira (15). Contudo, o serviço não está disponível nas unidades. 

A CBN São Carlos ouviu o secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, que afirmou que apenas o treinamento dos servidores teve início nesta terça. 

A realização dos exames não tem prazo definido para ocorrer. Palermo espera que aconteça dentro de cerca de uma semana.

Promessa 

No início do mês, foi divulgado para a imprensa da cidade que os exames teriam início no dia 15 de setembro, ou seja, nesta terça.

A informação foi divulgada durante uma audiência pública realizada na quinta-feira (3/9). "Fizemos um aditivo no contrato da Santa Casa, remanejando recursos dentro do contrato, e conseguimos disponibilizar exames laboratoriais para as três UPAS. Ele foi assinado no dia 3 de agosto e tem início previsto para o dia 15 de setembro", afirmou Marco Brugnera, diretor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O objetivo é "desafogar" o atendimento na Santa Casa. "A gente diminuindo o referenciamento, resolvendo os problemas do paciente na UPA, a tendência é diminuir a quantidade pacientes internados na Santa Casa para observação. Isso desafoga um pouco a Santa Casa também e abre a possibilidade de voltar com as cirurgias eletivas", concluiu Brugnera. 

A população agora aguarda para saber quando exatamente os erviço estará disponível. 

Apenas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)  e a Santa Casa continuam realizando os exames laboratoriais.

Mais do ACidade ON