Aguarde...

cotidiano

UPA Aracy ganha equipamento para exames de raio X

Já estão sendo realizados aproximadamente 20 exames por dia com o novo equipamento; confira

| ACidadeON/São Carlos

UPA Cidade Aracy ganha equipamento para exames de Raio X. Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Carlos
 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cidade Aracy conquistou melhorias que já estão contemplando a população com um melhor atendimento. A unidade ganhou uma máquina de raio X capaz de realizar diversos procedimentos com resultado imediato, o que respalda a conduta médica para tratamentos posteriores e reduz o deslocamento da população que utiliza os serviços da unidade. 

Estão sendo realizados aproximadamente 20 exames de raio X por dia na UPA Cidade Aracy, antecipando o quadro diagnóstico dos pacientes SUS e evitando que estes munícipes precisem ficar se deslocando para marcar os exames na rede de atenção básica que, assim, também consegue otimizar sua oferta de serviços. 

Para a supervisora da unidade, Debora Chinemann, o ganho com o novo equipamento não se restringe à possibilidade de internação de pacientes para realização de exames de tórax, perna, mão, face e de outras partes do corpo, mas representa um ganho social a todos que utilizam os serviços públicos municipais de saúde, sobretudo, na região sul da cidade. "A UPA Cidade Aracy ganha muito com a aquisição deste novo aparelho. Como sabemos, a maioria dos moradores da região usam os serviços dos SUS e, algumas pessoas, com pequenas fraturas abandonavam o tratamento por terem que realizar algum exame em locais mais distantes da cidade. Com este aparelho de raio X, muitas demandas serão sanadas na própria unidade, auxiliando na conduta médica e em um tratamento mais ágil e de menor custo de deslocamento para estes pacientes", afirma a supervisora. 

O pensamento é o mesmo do diretor do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar (DGCH), Fausto Sposito. Segundo ele, o atendimento passará a ser ainda mais eficiente na unidade com o novo recurso, em mais um passo de aprimoramento da infraestrutura da UPA promovido pela administração municipal. "Com este equipamento de última geração, poderemos realizar diversos diagnósticos com mais agilidade e, portanto, atender a uma demanda muito importante daquela região e adjacências. Além disso, com esta melhoria, também completamos as exigências estruturais do Ministério da Saúde, ou seja, é um processo que conseguimos viabilizar e onde todos saem ganhando", comenta o diretor. 

Já o secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, chama a atenção para o amparo médico quanto à condução do tratamento, pois, com a possibilidade de execução do exame na própria unidade hospitalar, uma condução mais eficaz dos atendimentos será proporcionada aos pacientes pelo corpo clínico da instituição. "Trata-se de um ganho muito importante tanto na questão logística quanto de resolutividade patológica, afinal, com a realização de raios X na UPA Cidade Aracy, a população daquela região não precisará mais se deslocar para realizar este tipo de exame e, tão importante quanto, é a melhoria dos diagnósticos que poderá ser feita pelos médicos plantonistas. Com o raio X na UPA, o paciente ficará internado no local até que o resultado do exame seja conhecido e, assim, proporcione um respaldo maior ao médico para aplicação da conduta terapêutica", ressalta Palermo.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON