Publicidade

cotidiano

Escolas da Rede Municipal comemoram a Semana da Consciência Negra

Alunos participaram de ações pedagógicas que envolveram práticas por meio de histórias infantis e rodas de conversas

| ACidadeON/São Carlos -

Escolas da Rede Municipal comemoram a Semana da Consciência Negra. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Ibaté
 

No Brasil, dia 20 de novembro comemora-se o dia da Consciência Negra. Esta data é marcada pela morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou contra a escravidão. A semana da Consciência Negra foi comemorada nas escolas da rede municipal de ensino com inúmeras atividades.

As escolas Ruth Zavaglia Gomes, Jovina de Paula Pessente, Bruna Esposito e Julio Benedicto Mendes, abordam desde o início do ano práticas relacionadas a esta temática. Especialmente na semana de 16 a 19 de novembro, foram realizadas atividades de forma lúdica e prazerosa, envolvendo a cultura afro-brasileira, com o objetivo de valorizarmos e respeitarmos esta cultura e diversidade étnico-racial.

Os alunos participaram de ações pedagógicas que envolveram práticas por meio de histórias infantis e rodas de conversas, apresentações de música
com os clássicos de samba brasileiro, aula de capoeira com os professores e alunos do Centro de Formação Artística Anna Ponciano Marques, pintura facial, máscaras africanas, confecção de caxixi (um tipo de chocalho de origem africana), confecção de produções artísticas como o panô, colar de macarrão, perfil humano com colagens de diferentes materiais e desenhos e as brincadeiras africanas que foram trabalhadas pelos Professores de Educação Física.

A conscientização sobre o respeito e a valorização da história e da cultura africana no Brasil é trabalhada no decorrer do ano letivo, pois é um processo que não pode ser feito em apenas um dia ou uma semana. 

Escolas da Rede Municipal comemoram a Semana da Consciência Negra. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Ibaté

Mais notícias


Publicidade